2ª Companhia de Bombeiros de Patos de Minas estende Projeto Social Bombeiro Mirim e já atende Lagoa Formosa
A 2ª Companhia de Bombeiros de Patos de Minas lançou no final de 2014 um planejamento estratégico com base no desenvolvimento do serviço operacional e social a serem prestados pela Companhia no período de 2015 a 2020 e o foco principal esta na prevenção. Seguindo esse projeto foi desenvolvida a idéia de se estender alguns trabalhos as cidades vizinhas, que são de competência da Companhia, mas não vivenciam a atuação do Bombeiro diariamente.
Na ultima semana, durante a realização da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na cidade de Lagoa Formosa, foi realizado o lançamento oficial do projeto Bombeiro Mirim, que atenderá 20 alunos da cidade. Na oportunidade o Comandante da 2ª Companhia foi homenageado pelo empenho para o bem estar social da população e pelo apoio sempre prestado ao município quando necessitado.
A intenção do Corpo de Bombeiros é atender a população não só com serviços de cunho emergencial e de fiscalizações, mas também de forma social e com prevenções, fazendo com que o Bombeiro possa estar mais próximo e presente das cidades mais distantes atendidas pela Cia, trabalhando preventivamente e proporcionando a diminuição dos índices de acidentes.
LAGOA FORMOSA É A PRIMEIRA CIDADE FORA DE PATOS DE MINAS A PARTICIPAR DO PROJETO:
Lagoa Formosa foi a primeira cidade da região do Alto Paranaíba a ingressar no Projeto Bombeiro Mirim oferecido pela companhia de. Na sequência Presidente Olegário também acabou aderindo e também se tornou parceira do projeto. O acordo foi firmado através da Prefeitura Municipal com a 2ª Cia BM de Patos de Minas e atenderá 20 alunos da cidade de Lagoa Formosa. O projeto já é sucesso na cidade de Patos de Minas e começa a se expandir para outras cidades do Alto Paranaíba. Segundo o Sargento Dias, que é coordenador do projeto, atualmente 120 alunos de Patos de Minas já participam da ação, sendo que os 20 estudantes de Lagoa Formosa se juntarão a eles e passaram a somar no total 120 alunos.
Em Lagoa Formosa, o comandante da 2ª Cia de Bombeiros Capitão Arthur esteve reunido com o Prefeito José Wilson de Amorim e secretários, onde firmaram uma parceria para que 20 crianças da cidade sejam atendidas pelo projeto Bombeiro Mirim. As aulas do projeto começaram no dia 27 de Abril e acontecem as segundas e quartas-feiras sempre no horário de 07h30 as 10h30 da manhã. O projeto é realizado em parceria também com o SEST/SENAT, onde as aulas são ministradas. O local fica no Bairro Planalto, na cidade de Patos de Minas. O translado dos alunos é feito por um veículo da Prefeitura municipal de Lagoa Formosa.
O Programa de Responsabilidade Social Bombeiro Mirim tem como objetivo preparar os alunos para o enfrentamento de diversas situações no campo, disseminando a cultura prevencionista do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), onde é uma atividade socioeducativa que agrega orientações e assistência para conduta positiva junto à sociedade. As atividades de prevenção englobam: prevenção contra incêndios, primeiros socorros, prevenção de afogamentos e dos vários tipos de acidentes, dentre eles os domésticos, os de trabalho e os de trânsito, assim como noções de proteção e prevenção no campo da defesa civil.
Tudo isto dentro do contexto de responsabilidade social, verificada a degradação ambiental, o quadro de violência e criminalidade dos últimos anos e tantos outros males que assolam nossa sociedade, o CBMMG aproveita a convivência com as crianças e adolescentes como oportunidade para a disseminação de conhecimentos na área de convívio social, despertando também a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, cidadania, civismo e atividades recreativas.
O projeto se baseia nos recursos humanos do CBMMG e tem como público alvo crianças e adolescentes de 09 a 16 anos de ambos os sexos. Para se integrarem ao projeto, os candidatos são selecionados através das escolas, localizadas em bairros próximos ou em área de risco social, também entre outros aspectos, à condição de baixa renda da família como forma de proporcionar aos menores um relacionamento sadio e produtivo, possibilitando, ainda, oportunidades para exercitar sua iniciativa, independência e busca de identidade
De acordo com o Sargento DIas, um dos instrutores do projeto, A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Patos de Minas se orgulha por poder desenvolver tão importante Projeto, estreitando os laços com as crianças e adolescentes que representam o futuro de nação. Futuro este, esperado por nós com cidadãos conscientes pela preservação do meio ambiente, preocupados com seu bem estar e do semelhante. Cidadãos, longe do mundo das drogas, prostituição e da marginalidade!
Fonte: Sargento Dias/ Matéria: Vanderlei Gontijo
Fonte: Vanderlei Gontijo