38 pessoas foram presas na Operação Colheita na cidade de Patos de Minas

Centenas de presos foram fiscalizados

Notícias | Policiais

10 Maio, 2018

0

38 pessoas foram presas na Operação Colheita na cidade de Patos de Minas


A Polícia Civil e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais deflagraram hoje, em parceria com o Ministério Público, Vara de Execuções Penais e a SubSecretaria de Administração Prisional, em Patos de Minas, a última fase da Operação Colheita, iniciada em abril de 2018. Inicialmente, Polícias Civil e Militar realizaram a fiscalização, em um domingo, de 362 detentos, que cumpriam penas em regime domiciliar.

Foram constatados 206 descumprimentos de regras determinadas judicialmente, o que geraram a representação pelas prisões por parte da Polícia Civil de Minas Gerais e Ministério Público. Após análise pelo Juízo da Execução Penal, se constatou, efetivamente, o descumprimento do regime menos gravoso por 69 detentos, sendo expedidos mandados de prisão para todos.

Após um primeiro balanço, 38 pessoas foram presas nesta data e recolhidas à Penitenciária de Patos de Minas. A operação contou com 70 Policiais em 23 viaturas e é considerada uma das maiores já realizadas no Triângulo Mineiro nos últimos anos. O idealizador do Projeto Colheita, Dr. Luis Mauro, Delegado Regional de Patos de Minas e o Comandante do 15º Batalhão, Tenente Coronel Azevedo, comemoraram o resultado da operação, que objetivou, segundo eles, o combate à impunidade durante o cumprimento da pena. Nas palavras do Dr. Luis Mauro: "o que adianta investigar e processar uma pessoa que cometeu um crime condená-lo, se a medida final, de coerção estatal e tentativa de ressocialização não é cumprida?".

Os Comandantes da Região Integrada de Segurança Pública, Doutor Felipe Colombari e Coronel Waldimir ressaltaram a importância do trabalho conjunto entre as Polícias, em parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário. Alertaram, ainda, que os Policiais Civis e Militares continuarão fiscalizando o cumprimento de ordens judiciais, como forma de controle da criminalidade e para garantia da ordem pública. Por fim, afirmaram que outros trabalhos conjuntos já estão em pleno desenvolvimento, com foco, agora, nas prisões de pessoas recorrentes em prática de infrações penais, que ainda não foram condenadas e presas e ainda persistem no mundo do crime.

Durante a realização da Operação, foram apreendidas armas, uma réplica de arma de fogo e substâncias entorpecentes análogas à crack e maconha. Todos os presos bem como os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia local. Os presos serão encaminhados ao Presídio Sebastião Satiro em Patos de Minas. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (13)

COMENTÁRIOS (0)