Acampamento do Projeto Bombeiro Mirim teve início neste Sábado (08) em Patos de Minas
Aconteceu na manhã deste Sábado (08/07), na Fazenda Aras, o início das atividades do acampamento do Projeto Bombeiro Mirim realizado pelo Corpo de Bombeiros de Patos de Minas. O projeto social vista ampliar atividades oferecidas às crianças e adolescentes que se encontram na zona de risco social. A idéia é estimular a iniciativa, independência e busca de identidade, além de preparar para o enfrentamento da situação de emergência.
O Projeto Bombeiro Mirim é uma ação social cujo principal objetivo é preparar os alunos para o enfrentamento de situações de emergência no campo da segurança contra incêndio e pânico, disseminando a cultura prevencionista do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
É uma atividade sócio-educativa que agrega orientações e assistência para conduta positiva junto à sociedade. Entre os principais temas abordados destacam-se o aprendizado preventivo contra incêndios, primeiros socorros, prevenção de afogamentos e dos vários tipos de acidentes, dentre eles os domésticos, os de trabalho e os de trânsito, assim como noções de proteção e prevenção no campo da defesa civil.
A brincadeira é a experiência da criança é a primeira manifestação dela por isso e considerada como parte do processo educativo. Quando ela brinca ela vive situações que favorecem o seu desenvolvimento e sua integração relaciona suas funções corporais a sua mente, pois por meio dela constrói e reconstroem funções e ações do dia a dia, estabelece novos conceitos e criando novas relações com os outros através de um simples jogo onde há regras, vencedores, ganhadores, possibilidades e desafios a serem vencidos.
Para o acampamento do Bombeiro Mirim o brincar é importância da socialização, convivência em grupos com suas regras, valores e, sobretudo a importância da união das diferenças para o crescimento saudável, tanto físico como o intelectual, onde para ela não importa se ganha ou perde, mas sim participar.
Fonte: Vanderlei Gontijo