Acolhimento familiar é tema de palestra no Fórum de Patos de Minas

O evento colocou em pauta a situação das crianças que estão em abrigos na cidade

Notícias | Sociedade

12 Agosto, 2018

0

Acolhimento familiar é tema de palestra no Fórum de Patos de Minas


O acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social gera discussões tanto no âmbito do desenvolvimento de políticas públicas, quanto no meio científico-acadêmico e jurídico. Nesta sexta-feira, uma palestra sobre o assunto foi realizada no Fórum de Patos de Minas.

Atualmente cerca de 50 mil crianças e adolescentes vivem em situação de acolhimento institucionais no Brasil, ou seja, em abrigos. Apenas 4 mil vivem em situação de acolhimento familiar, que está previsto no Estatuto da Criança e Adolescente. Para mudar essa realidade, o juiz titular da vara da infância e Juventude de Uberlândia, Dr. José Roberto Poiani, trouxe à cidade informações sobre a diferença do acolhimento provisório e da adoção.

O serviço não existe em Patos de Minas e depende de política pública, como uma lei municipal. Atualmente 46 crianças estão em instituições de abrigo aqui na cidade. De acordo com o Dr. José Roberto Poiani, o acolhimento familiar garante à criança, uma melhor construção de vínculos e desenvolvimento pessoal e funciona como medida de proteção excepcional e provisória. O objetivo prioritário do acolhimento é o retorno da criança e adolescente à família biológica.

Já em funcionamento em Uberlândia desde 2015, hoje a cidade tem 15 crianças e adolescentes em acolhimento familiar e 22 em acolhimento institucional. A intenção é que o número de crianças e adolescentes convivendo com a sua família de origem aumente e que o serviço seja implantado em outras cidades da região. Por isso, o objetivo da palestra foi explicar como esse trabalho funciona. Assistentes sociais, juristas, representantes de abrigos e legisladores de Patos de Minas e região participaram do evento.  

Fonte: patosja

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)