Agosto Dourado: Campanha incentiva aleitamento materno

A campanha vai de 1º a 7 de agosto de 2018

Notícias | Policiais

04 Agosto, 2018

0

Agosto Dourado: Campanha incentiva aleitamento materno


O tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018 que esse ano vai de 1º a 7 de agosto é "Amamentação: a base da vida", chamando a atenção para importância vital da amamentação na construção de uma saúde com base sólida. Para ter tal repercussão na saúde de um indivíduo, a amamentação tem que ter impacto em todos os sistemas do organismo, tanto que o tema tem sido explorado nas diversas especialidades médicas. O tema faz parte do “Agosto Dourado”, uma oportunidade de reforçar o ato de amamentar e os seus benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, não só no período em que a criança é amamentada, mas para toda a vida.

“Estudos científicos comprovam a eficácia do leite materno na redução de morbidades, mortalidades, desigualdades, violência, danos ambientais bem como na prevenção de diversas doenças, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho” destaca a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva. A pediatra reforça que esse é o papel que todos os pediatras devem ter frente à sociedade: trabalhar a conscientização de todas as mulheres e mães sobre a importância de amamentar o seu filho exclusivamente com o leite materno até, pelo menos, os primeiros seis meses de vida, desde que não haja algum motivo clínico que impossibilite o aleitamento, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Academia Americana de Pediatria (AAP), do Ministério da Saúde e da própria SBP.

Em entrevista a Rádio Clube 98 de Patos de Minas, a enfermeira Katiuscia Bastos, salienta a importância do aleitamento materno para o bebe e a mãe. “O leite materno é considerado o melhor alimento do mundo, pois tem todos os anticorpos e nutrientes necessários para a criança”, disse.  O ministério da saúde preconiza que a criança deve amamentar exclusivamente no peito da mãe até aos 6 meses de vida podendo se estender até os 2 anos.

Fonte e foto: Sociedade Brasileira de Pediatria

Reportagem: Edvar Santos

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)