Alunos de Ciências Biológicas realizam visita técnica e vivenciam práticas de monitoramento ambiental
A área, que estava degradada, passa por revitalização com o plantio de espécies nativas, tais como: ipês e pequis
Alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), acompanhados pelo professor Vinícius de Morais Machado, realizaram, no dia 06 de setembro (sexta-feira), uma visita técnica à cidade de Três Marias (MG). A ação fez parte da disciplina “Monitoramento Biótico e Ecologia de Comunidades” e, na oportunidade, os alunos conheceram projetos de conservação da biodiversidade.
Durante a manhã, os alunos visitaram uma área de compensação ambiental gerida por uma mineradora. A área, que estava degradada, passa por revitalização com o plantio de espécies nativas, tais como: ipês e pequis. A visita permitiu aos alunos observarem, na prática, os impactos positivos das ações de restauração ambiental e o papel das empresas na compensação de danos ao meio ambiente. Ainda foi possível visitar uma vereda, uma formação típica do cerrado brasileiro, que são essenciais para a recarga dos aquíferos e abrigo para diversas espécies da fauna e da flora.
Durante a tarde, o grupo seguiu para a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na qual conheceram o trabalho de produção e de reprodução de peixes nativos da região, utilizados na revitalização da Bacia do Rio São Francisco. A atividade proporcionou uma visão aprofundada sobre o manejo sustentável das espécies, essenciais para a preservação da biodiversidade aquática. Muitas dessas, são utilizadas nas atividades de “peixamentos”.
De acordo com o professor Vinícius de Morais Machado,
a visita técnica reforça o compromisso do curso de Ciências Biológicas com a
formação de profissionais capacitados e conscientes da importância do
monitoramento e da preservação ambiental, preparando-os para os desafios da
profissão e da conservação da biodiversidade no Brasil. “Essa experiência
proporciona um aprendizado de como as teorias ambientais são aplicadas no dia a
dia e, ao mesmo tempo, reforçam a importância da preservação e da recuperação
dos nossos ecossistemas”, destacou Vinícius de Morais.