Alunos do curso de Medicina Veterinária do UNIPAM apresentam projeto integrador para pecuaristas Carmenses

Notícias | Educação

17 Maio, 2018

0

Alunos do curso de Medicina Veterinária do UNIPAM apresentam projeto integrador para pecuaristas Carmenses


Os alunos do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam, Aline Cristina, Felipe Tiago, Gustavo Martins, Larissa Xavier, Lucas Freitas, Mariana Soares, Paulo Henrique e Victor Augusto, apresentaram na última quinta-feira (10/05), o Projeto Integrador “Simulação dos Impactos Econômicos da Brucelose Bovina em Rebanhos Produtores de Leite”, orientado pelo professor Flávio Almeida.

 O Projeto foi apresentado aos pecuaristas da região de Quintinos, distrito de Carmo do Paranaíba, na reunião promovida pela Coordenadora do departamento de Organização de Quadro Social (OQS), da Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba (Carpec), Cláudia Ramos.

A Brucelose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Brucella abortus que acomete principalmente rebanhos bovinos e também pode ser transmitida para o ser humano. A vacinação contra a brucelose é obrigatória e faz parte do programa de erradicação e prevenção da doença. Uma medida para evitar futuros problemas reprodutivos dos animais e também a contaminação de humanos.

Além dos impactos diretos, há ainda impactos indiretos que podem acometer o pecuarista de cria que esteja com problemas de Brucelose em sua propriedade, dentre eles está a perda no rendimento produtivo de leite que é 15% menor nas vacas brucélicas, podendo resultar em bezerros mais fracos e, consequentemente, gerar diminuição na receita do produtor.

A pecuarista da fazenda Boa Vista, Vânia Moreira, destacou a relevância do trabalho apresentado. “Foi extremamente gratificante participar do seminário. A informação é a chave para a prevenção e combate de doenças como a Brucelose. Foi possível esclarecer dúvidas e nos atentar para os impactos econômicos causados pela disseminação da doença no rebanho. Também tivemos a oportunidade de esclarecer medidas de controle da Brucelose e as estratégias que podem ser adotadas para melhorar a produtividade”, destaca a pecuarista.

A reunião contou ainda com a palestra “Afecções Podais em Bovinos de Leite e Tratamentos” ministrada pela Médica Veterinária, Thatiane Kievitsbosch.

Fonte: Stella Bernardes 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (6)

COMENTÁRIOS (0)