Alunos do curso de Psicologia do UNIPAM realizam projeto com adolescentes da E.E. Dona Guiomar de Melo na cidade de Patos de Minas
Alunos do 7º período do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizaram durante o primeiro semestre deste ano, práticas vivenciais e grupos de discussão com adolescentes da Escola Estadual “Dona Guiomar de Melo”. A atividade foi orientada pela professora Mariza Ferreira Leão, por meio da disciplina de Teorias e Técnicas Psicoterápicas e contou com a participação de aproximadamente 160 alunos da escola.
O objetivo da atividade foi favorecer um espaço de reflexão sobre a morte e as diversas formas pelas quais o adolescente entra em contato com elas. Encorajar a reflexão pessoal sobre a vida, promover o fortalecimento dos recursos internos facilitando a percepção de que é possível fazer escolhas e ter controle de suas vidas, adquirir compromisso e responsabilidade em relação à sua vida.
Segundo a professora Mariza Leão, os adolescentes sentem-se invulneráveis e raramente manifestam a noção de perspectiva da morte. As estatísticas brasileiras apontam índices alarmantes de mortes por causas externas (incluindo homicídios, acidentes e suicídios) entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. “É importante que os jovens conheçam e reflitam sobre essa realidade já que ele está imerso nela, mas não há espaço na escola, na família ou outros contextos para refletir e expressar seus sentimentos e crenças acerca da morte”, afirmou a professora.
Já a professora Joana D’arc dos Santos, coordenadora do curso de Psicologia, acredita que educar os adolescentes para lidar com a morte e permitir que vivenciem seu sofrimento, são aspectos fundamentais para o desenvolvimento emocional e mental deles. Ela acrescenta ainda que, oportunizar espaços como esse para a discussão e interlocução de conhecimento, favorece uma formação diferenciada aos alunos de Psicologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam
Fonte: Vanderlei Gontijo