Alunos do curso de psicologia realizam visita técnica no Museu da Loucura
No último dia 22 de março, o Diretório Acadêmico juntamente com a Coordenação do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), realizou sua primeira visita técnica do ano de 2014. O local escolhido, o Museu da Loucura, na cidade de Barbacena (MG).
Durante a visita os alunos assistiram a uma palestra ministrada pelo Doutor Jairo Furtado Toledo, antigo residente do Hospital Colônia de Barbacena e criador do atual Museu da Loucura. O objetivo foi proporcionar aos alunos de graduação um ambiente diferenciado para se falar sobre o tema ‘loucura’.
Gabriel Caixeta, presidente do D.A do curso de psicologia relata, "Acredito que nós enquanto futuros profissionais da saúde, quando falamos da loucura e também da luta antimanicomial devemos ir muito mais além do que só a teoria, devemos tentar chegar mais perto".
Inaugurado em 1999, fruto de uma parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena (Fundac), o Museu resgata a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, o Hospital Colônia de Barbacena. É um espaço para a reflexão e discussão sobre as fronteiras entre a razão e loucura.
Fonte: ASCOM - UNIPAM
Fonte: Karoline Martins