Alunos do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual “Nossa Senhora da Piedade” realizam Júri Literário Simulado
O evento aconteceu no Plenário Juquinha Souto da Câmara Municipal de Lagoa Formosa
Os Terceiros Anos do Ensino Médio em Tempo Integral da Escola Estadual “Nossa Senhora da Piedade” realizaram um Júri Literário Simulado na penúltima semana do mês de agosto de 2024, entre os dias 20,21 e 22 desse mês. O evento foi realizado na Câmara Municipal.
Sob a orientação da Professora Elen Cássia Alves Borges Sávio, idealizadora do projeto, os alunos tiveram que defender autores e obras do Pré-Modernismo brasileiro, um período da Literatura marcado pela transição entre o Realismo/Naturalismo e o Modernismo.
Nesse projeto, foram selecionados quatro principais autores e obras: Euclides da Cunha, com o livro “Os Sertões”; Graça Aranha, com o livro “Canaã”; Lima Barreto, com o livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma”; e Monteiro Lobato, com os livros “O Urupês” e “Sítio do Picapau Amarelo”.
As apresentações ocorreram no Plenário “Juquinha Souto”, com o 3º ano 2, apresentando na terça-feira (20/8), o 3º ano 1, apresentando na quarta-feira (21/8) e o 3º ano 3, apresentando na quinta-feira (22/8). Respectivamente, foram eleitos Lima Barreto, Monteiro Lobato e Graça Aranha como os melhores representantes do Pré-Modernismo brasileiro.
Os jurados que avaliaram as apresentações eram advogados formados, incluindo os senhores Gerson Machado da Silva Júnior, Iara Silva Garcia, Letícia Domingues Ferreira, Marisa Caetano de Amorim Magalhães, Paula Nunes Silva Santana, Thiago Alves Lima, e o Promotor de Justiça aposentado Jaques Souto Ferreira. Esses profissionais do Direito elevaram o nível de seriedade e autenticidade do júri simulado.
Os alunos assumiram papéis de advogados e ajudantes, com o objetivo de representar seus “clientes” da melhor maneira possível. O trabalho presencial, que foi apresentado na Câmara Municipal de Lagoa Formosa, foi realizado em cinco etapas, abrangendo tanto as obras quanto a vida pessoal dos autores: defesa dos autores e obras por meio de pontos positivos pelos Advogados de Defesa; acusações aos adversários pelos Advogados de Acusação; defesa das acusações, em um período de direitos de resposta; pergunta a um grupo adversário e sua respectiva resposta e um momento final dedicado à comoção e ao convencimento dos jurados.
O Júri Literário Simulado, realizado desde 2019, tem sido uma ferramenta eficaz no desenvolvimento de habilidades críticas e argumentativas, aprofundando o entendimento da literatura e estimulando o engajamento dos alunos. Além disso, conecta o conteúdo literário a questões sociais, tornando o aprendizado mais relevante e dinâmico.
O projeto, a priori, teve início na própria escola, passando, após, a ser apresentado, por alguns anos, no Dispensário São Vicente de Paula, chegando, nesse ano, a ser exposto na Câmara Municipal de nossa cidade.
A professora idealizadora do projeto afirmou que é nítido o crescimento, tanto pessoal quanto acadêmico dos estudantes, os quais foram apresentados ao universo jurídico associado à teoria literária apreendida em sala de aula.
Por Vinícius Magalhães de Lima e Elen Cássia Alves
Borges Sávio.