Alunos dos cursos de História e de Pedagogia do UNIPAM visitam a Aldeia Renascer Wakonã
Durante a visita, os discentes tiveram a oportunidade de conhecerem a história do povo Xucuru Kariri
Alunos dos cursos de História e de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), acompanhados pela professora Adriene Sttéfane Silva, realizaram no dia 04 de novembro (sábado), uma visita à Aldeia Renascer Wakonã, localizada no munícipio de Presidente Olegário (MG).
A ação fez parte das atividades desenvolvidas pelos Projetos Integradores dos cursos de História e de Pedagogia, das modalidades presencial e EaD. O intuito foi ofertar no campo da docência, a construção do saber com base na teoria e na prática, bem como fomentar o reconhecimento histórico-cultural, social, político e educacional dos indígenas, por meio das vivências do povo Xucuru Kariri.
Durante a visita, os discentes tiveram a oportunidade de conhecerem a história do povo Xucuru Kariri, contada pela Cacique Giselma, participaram de vivências de cantos, de danças, de manuseio de arco e flecha, visitaram a mata nativa e as nascentes. Além disso, o povo Xucurru Kariri, compartilhou com todos os visitantes um lanche e um almoço com pratos típicos da aldeia.
Na oportunidade, também foi possível reconhecer como é constituído o projeto político-pedagógico de uma escola indígena, principalmente dos povos da Aldeia Indígena “Xucuru Kariri Renascer Wakonã”.
A professora Adriene Sttéfane Silva explica a importância da visita. “Foi uma oportunidade única de proporcionar aos graduandos em formação docente o contexto de ensino-aprendizagem trabalhado nas aldeias. Além disso, notar as riquezas das diferentes etnias indígenas, costumes e idiomas, respeitando as diferenças”, explicou Adriene Silva.
Para a aluna do curso de História, Aline das Neves,
a experiência foi enriquecedora. “Tivemos a oportunidade de conhecer sua
cultura ancestral, aprender sobre suas tradições. Fomos acolhidos calorosamente
pela comunidade que nos explicou seus costumes e nos demonstraram uma riqueza
de conhecimentos e de sabedoria”, destacou Aline das Neves.
Fonte: ASCOM UNIPAM