Alunos dos cursos de História e de Pedagogia do UNIPAM visitam a Aldeia Renascer Wakonã

Durante a visita, os discentes tiveram a oportunidade de conhecerem a história do povo Xucuru Kariri

Notícias | Educação

23 Novembro, 2023

0

Alunos dos cursos de História e de Pedagogia do UNIPAM visitam a Aldeia Renascer Wakonã


Alunos dos cursos de História e de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), acompanhados pela professora Adriene Sttéfane Silva, realizaram no dia 04 de novembro (sábado), uma visita à Aldeia Renascer Wakonã, localizada no munícipio de Presidente Olegário (MG).

A ação fez parte das atividades desenvolvidas pelos Projetos Integradores dos cursos de História e de Pedagogia, das modalidades presencial e EaD. O intuito foi ofertar no campo da docência, a construção do saber com base na teoria e na prática, bem como fomentar o reconhecimento histórico-cultural, social, político e educacional dos indígenas, por meio das vivências do povo Xucuru Kariri.

Durante a visita, os discentes tiveram a oportunidade de conhecerem a história do povo Xucuru Kariri, contada pela Cacique Giselma, participaram de vivências de cantos, de danças, de manuseio de arco e flecha, visitaram a mata nativa e as nascentes.  Além disso, o povo Xucurru Kariri, compartilhou com todos os visitantes um lanche e um almoço com pratos típicos da aldeia.

Na oportunidade, também foi possível reconhecer como é constituído o projeto político-pedagógico de uma escola indígena, principalmente dos povos da Aldeia Indígena “Xucuru Kariri Renascer Wakonã”.

A professora Adriene Sttéfane Silva explica a importância da visita. “Foi uma oportunidade única de proporcionar aos graduandos em formação docente o contexto de ensino-aprendizagem trabalhado nas aldeias. Além disso, notar as riquezas das diferentes etnias indígenas, costumes e idiomas, respeitando as diferenças”, explicou Adriene Silva.

Para a aluna do curso de História, Aline das Neves, a experiência foi enriquecedora. “Tivemos a oportunidade de conhecer sua cultura ancestral, aprender sobre suas tradições. Fomos acolhidos calorosamente pela comunidade que nos explicou seus costumes e nos demonstraram uma riqueza de conhecimentos e de sabedoria”, destacou Aline das Neves.

 Fonte: ASCOM UNIPAM

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)