Barracas e filas em portas de escolas públicas em Patos de Minas podem ter sido em vão
A reportagem do Portal de Notícias Patos 1 compareceu na Superintendência Regional de Ensino para esclarecer sobre o processo de matrículas nas escolas da rede pública de Patos de Minas. A repórter conversou com a Superintendente que explicou e esclareceu sobre as polêmicas filas e barracas que estão armadas nas portas das escolas, algumas inclusive, há mais de 15 dias.
De acordo com a Superintendente Regional de Ensino, Susie Pereira, existe uma lei federal nº 11.700, de 13 de junho de 2008 que assegura que toda criança a partir de 04 anos de idade tem uma vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência. Segundo a superintende esta lei é muito sábia, pois ela garante a criança o direito de ir e vir da escola sozinha.
A superintendência de ensino, orientada pela Secretaria de Estado de Educação, trabalhando em parceria com o Ministério Público e com o Conselho Tutelar, criaram uma comissão de cadastro de matricula, onde fizeram um mapeamento de todas as crianças que estão sendo inseridas no cadastro da escola mais próxima de sua residência. Com isso, os pais não precisam ir às escolas antes do dia 17 de dezembro. Pois o período de matrícula é do dia 17 a 21 de dezembro e durante esta semana o pai irá procurar a escola mais próxima de sua residência e lá estará fixado na parede o nome da criança com a sua vaga garantida para se matricular.
O processo é muito simples, pois a escola é totalmente gratuita e na hora da matrícula o pai tem que levar um comprovante de endereço e a certidão de nascimento (cópia e original) da criança. “Não há razão dos pais ficarem esperando em filas na porta das escolas, pois em Patos de Minas nós temos vagas garantidas para todas as crianças na escola mais próxima de sua residência. Não existe motivo de anseio e de preocupação, basta o pai se dirigir-se do dia 17 a 21 de dezembro para escola mais próxima de sua residência e matricular seu filho, onde o mesmo tem sua vaga garantida”, informou a Superintendente de Ensino, Susie Pereira.
Para conscientizar os pais e minimizar estas filas em frente às escolas, a Superintendência informa em canais de comunicação, através de cartazes fixados nas portas das escolas, informando que de acordo com a lei 11.700 a criança tem o direito de uma vaga na escola mais próxima de sua residência.
As matriculas nas escolas da rede pública, começam nesta Segunda-Feira (17/12). Os pais dos alunos precisam comparecerem nas escolas de seus respectivos bairros para efetivarem as matrículas.
Fonte: Letícia Teixeira | Fotos: Letícia Teixeira e Juliana Araujo