Câmara dos Vereadores da cidade de Patos de Minas entrega diplomas em sessão de Moção de Aplausos

Notícias | Política

16 Abril, 2017

0

Câmara dos Vereadores da cidade de Patos de Minas entrega diplomas em sessão de Moção de Aplausos


A Câmara Municipal de Patos de Minas se reuniu em sessão especial na tarde do dia 6 de abril (quinta-feira), para dar cumprimento ao disposto no artigo 7º, da Resolução nº 273, de 1º de junho de 2012, que normatiza a homenagem de Moção de Aplausos.

O referido diploma é outorgado às pessoas físicas ou jurídicas que tenham se destacado nos setores político, empresarial, social, cultural, esportivo, filantrópico e outros, mediante proposta por Requerimento aprovada por dois terços dos membros da Câmara.

A mesa de honra da solenidade, realizada no plenário, contou com a participação dos Vereadores integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas:

·         Vereador Francisco Carlos Frechiani – Presidente;

·         Vereador David Antônio Sanches (David Balla) - 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal;

·         Vereador Lásaro Borges de Oliveira - 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal;  

·         Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior - 1º Secretário da Câmara Municipal,

·         Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo (Dalva Mota) - 2ª Secretária da Câmara Municipal.

O Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, por estar em viagem a Brasília, enviou mensagem de congratulações aos homenageados. À exceção do Vereador Vicente de Paula Sousa, que justificou sua ausência, todos os demais participaram da solenidade:

 

-   Edimê Erlinda de Lima Avelar

-   Isaías Martins de Oliveira

-   João Batista Gonçalves – Cabo Batista

-   João Bosco de Castro Borges – Bosquinho

-   Maria Beatriz de Castro Alves Savassi – Béia Savassi

-   Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL

-   Nivaldo Tavares dos Santos

-   Otaviano Marques de Amorim

-   Paulo Augusto Corrêa – Paulinho do Sintrasp

-    Sebastião Sousa de Almeida – Tião Mariano

-   Walter Geraldo de Araújo – Waltinho da Polícia Civil

Autoridades civis e militares, profissionais da imprensa, amigos e familiares dos homenageados, entre outros cidadãos, prestigiarem a sessão especial.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Francisco Carlos Frechiani, abriu oficialmente a sessão com as seguintes palavras:

“Colegas vereadores, demais autoridades, imprensa, público presente, senhoras e senhores homenageados, boa tarde a todos. Hoje, a Câmara Municipal de Patos de Minas, por meio de nós Vereadores, legítimos representantes do povo, presta justas e sinceras homenagens aos nossos concidadãos que se destacaram em diversos setores de atuação humana, contribuindo para o progresso e desenvolvimento do nosso município.

Portanto, pela relevância e mérito na vida pessoal, social e/ou profissional de cada homenageado, estamos aqui, nesta sessão especial, para aplaudirmos os seus feitos, as suas realizações e a sua fundamental participação na vida da nossa comunidade. Recebam, assim, o reconhecimento e a gratidão de todos nós patenses”.

Na sequência, os homenageados, relacionados a seguir, foram recepcionados pela Vereadora Maria Beatriz de Castro Alves Savassi:

1- Delegados Dr. Ewerton Evangelista e Dra. Fabiana Barreto Nascimento, e equipe de investigadores da Operação Sintonia: Amauri de Magalhães Silva, Bernardo Pereira dos Santos Filho, Diego Amadeu Faria Braga, Ênio Batista Fernandes Rocha, Gabriel Gonçalves de Carvalho, Igor Feliciano de Andrade, João Waldemar Cançado Pacheco, Juliana Fontenele Rodrigues e Vilson Luís Rosa. Estiveram presentes, também, o Chefe do 10º Departamento de Polícia Civil de Patos de Minas, Dr. Elber Barra Cordeiro; o Delegado Regional da 1ª Delegacia Regional de Patos de Minas, Dr. Luís Mauro Sampaio Pereira; e o Inspetor Francisco Luís Domingues, que comandaram a Operação Sintonia.

2 - Diogo Martins Carvalho

3 - Gabriela Letícia Morato

4 - Gislene Pereira Araújo

5 - Guy Boaventura

6 - Integrantes do Projeto BE-A-BÁ, Capitão Rodrigo Alexandre Ramos; Sargento Lindemberg Campos Silva; Alessandra Rezende Santos Silva, Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Branca Neve; Cabo Leomar de Lima Silva; Cabo Thiago Dorneles Siqueira, e Cristiane Rodrigues Londe, ex-Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Branca Neve.

7 - João Batista de Oliveira

8 - José Maria de Sousa

9 - José Pereira de Oliveira

10 - Júlia de Fátima Almeida Silva

11 - Sabina Rodrigues Lima Betti

12 - Terço dos Homens Nossa Senhora do Rosário, representado por Mauri Fernandes Magalhães e Ruimar Cesário Gonçalves

13 -  Terço dos Homens e Terço das Mulheres da Paróquia N. Sra. das Dores de Major Porto, representados por José Eustáquio da Silva e Maria Faria de Oliveira.

14 - Torcida Máfia Azul Patos de Minas, representada pelo Presidente da torcida, Murilo Cesar Vieira dos Santos, e pelo Diretor de Patrimônio, Tallys Henrique Dias Laboreido.

Em seguida, os agraciados se postaram à frente, juntamente com os Vereadores autores das homenagens, à medida em que iam sendo convidados pelo Vereador-Presidente, e, posterior à leitura de seus respectivos currículos pelo Vereador Braz Paulo de Oliveira Júnior, receberam os diplomas. 

Após as homenagens, vieram os discursos finais. A primeira a falar foi a Senhora Sabina Rodrigues Lima Betti, como representante dos agraciados. Acompanhe, a seguir, o teor do discurso:

“Excelentíssimo Senhor presidente da Câmara Municipal, Vereador Francisco Carlos Frechiani, em cujo nome cumprimento todos os parlamentares presentes. Ilustríssimas autoridades, secretários, servidores públicos, amigos e convidados aqui presentes.

Sinto-me lisonjeada em representar os prezados colegas homenageados nessa sessão especial de moção de aplausos. Não posso deixar de dizer o quanto me foi aprazível conhecer suas histórias de vida e como fico feliz em poder dividir com pessoas tão dinâmicas e honradas, esse momento único em nossas vidas.

Pessoas como o empresário Diogo Martins Carvalho, empreendedor de grande talento que com o Projeto Niponflex, não só constituiu uma equipe vencedora em vendas, como hoje, esse trabalho representa a renda complementar de mais de 700 pessoas.

Delegados e Investigadores da Operação Sintonia, essa fabulosa equipe dos delegados Dr. Ewerton Evangelista e Dra. Fabiana Barreto Nascimento, que em sua luta contra organizações criminosas, vem combatendo efetivamente o tráfico de drogas, crimes de homicídio, atentados e contrabando de armas em Patos de Minas e região.

Gabriela Letícia Morato, que brilhou no The Voice Kids da Rede Globo, conquistando Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Victor e Léo, projetando o nome de Patos de Minas nacionalmente com seu grande talento.

Gislene Pereira Araújo, com sua brilhante carreira na área assistencial de Patos de Minas, transformou em sua, a luta pelos “Direitos das Mulheres”, atuando no Centro de Referência da Mulher, que luta contra a violência à mulher em suas diversas formas.

Guy Boaventura, que após sua fantástica trajetória no jornalismo, regressou a Patos e hoje apresenta o programa Guy Boaventura, sucesso de audiência, transmitindo as notícias de forma dinâmica e imparcial, utilizando sua influência em favor da população menos favorecida.

Os integrantes do Projeto “BÊ-A-BÁ”, que trabalha práticas educativas e desportivas para crianças de 2 a 5 anos, na quadra do Bairro Abner Afonso, promovendo a interação social e incentivo à preservação do patrimônio público.

João Batista de Oliveira, fundador da Associação Anjos da Vida, que com seu maravilhoso trabalho, vem ajudando pessoas com câncer a realizar tratamento em Barretos,

José Maria de Sousa, vicentino desde criança, promovendo obras sociais, destacou-se à frente do Lions Club Domingos de Matos, da Casa da Acolhida, da Vila Vicentina e da Folia de Reis do Bebedouro.

José Pereira de Oliveira, Capitão da Folia de Alagoas, que com alegria e fé, vem resgatando a cultura de nossos antepassados, promovendo o sustento de muitas famílias com a captação de doações junto aos terços de Folia de Reis.

Júlia de Fátima Almeida Silva, mulher de fibra, dedicada ao lar, à família e à Igreja, exerceu o magistério em Patos de Minas desde 1984. Aposentou-se em 2015, mas continua, incansável, atuando em várias Pastorais.

O “Terço dos Homens Nossa Senhora do Rosário”, valorizando a religiosidade com a formação de grupos sociais que promovem encontros para solucionar conflitos do dia a dia.

O Terço dos Homens e o Terço das Mulheres da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Major Porto, que mostram a necessidade que temos em nos reafirmarmos entre nossos iguais, enquanto homens e mulheres penitentes, expressando em grupos diferentes a mesma religiosidade.

A Torcida Máfia Azul Patos de Minas com seu apoio incondicional ao Cruzeiro Esporte Clube, favorecendo a divulgação do esporte, dentro do verdadeiro espírito de equipe e de organização, realizando vários eventos em prol da comunidade Patense.

Quanto a mim, desde criança, por influência de meus pais, gostava muito de ler e estudar. Já adulta, encontrei muitos obstáculos à conclusão de meus estudos, os quais retomei recentemente. Por esse motivo, idealizei o projeto Melhores na Escola, que resumidamente é um programa de ações pedagógicas, incentivos e prêmios para promover a motivação dos estudantes em se tornarem melhores a cada dia. Motivação. Essa palavra vai ao encontro da razão de estarmos aqui. É para nos motivar que os parlamentares desta Casa, de forma tão amável, nos concedem hoje essa honraria. Essa homenagem é um incentivo a continuarmos empenhados em nossos esforços.

Podemos perceber, embora a diversidade de nossas áreas de trabalho, que todos temos um objetivo comum: a promoção do bem-estar social. Esta é a razão de tudo que fazemos, pois somos assim por natureza, e buscar o bem do próximo é também uma forma de ajudar a si mesmo.

Realizar um ideal ou superar desafios é algo inerente ao ser humano. Alguns podem dizer que não se explica essa vontade de transpor limites, mas creio em algo que vai muito além. Acredito, que quando surgem grandes sonhos e ideais em nossas mentes, eles foram primeiramente sonhados e projetados no coração e na mente de Deus. E quando nos é permitido cumprir essa missão, percebemos a alegria dessa realização em nossa alma.

Queremos, portanto, agradecer e oferecer esse momento tão especial a Deus, pois tudo que pudemos realizar é por honra e mérito de Seu Divino Espírito Santo. Nossa gratidão às nossas famílias pela total cumplicidade. Particularmente, a meus filhos e meu marido, César, por toda compreensão.

Nossos agradecimentos às autoridades e aos nobres vereadores, por nos considerarem dignos dessa moção de aplausos, especialmente ao Vereador Professor Braz Paulo de Oliveira Júnior, pela indicação de meu nome e apoio ao meu trabalho. Nosso reconhecimento aos colegas, parceiros, patrocinadores e amigos de jornada, com os quais dividimos nossos dias, rimos e choramos. A eles também pertence todo mérito de nossas conquistas.

De forma particular, meu carinho a todos os estudantes, educadores e colaboradores da Escola Guiomar de Melo, à Diretora Fabiana Lima e suas vice-diretoras, Cirlene Silva e Heloísa Fernandes, que não só me deram as mãos, mas caminharam comigo na realização do Melhores na Escola.

Agradecemos também aos queridos amigos, principalmente àqueles que se fizeram presentes, pois seu afeto e apoio são a razão de desejarmos nos tornar, dentro de nossas possibilidades, o melhor que pudermos ser. Por fim, como fonte de inspiração, considero oportuna a citação de uma célebre frase de Walt Disney: “ O que quer que você faça, faça bem feito. Faça tão bem feito que, quando as pessoas virem você fazendo, elas queiram voltar e ver você fazer de novo e queiram trazer outros para mostrar o quão bem você faz, aquilo que faz. Boa tarde e muito obrigada”.

Encerrando a fase de pronunciamentos, se pronunciou como orador oficial, em nome da Câmara Municipal, o Vereador Otaviano Marques de Amorim, que assim se expressou:

“Senhor Presidente, Senhores Vereadores, demais autoridades, caros homenageados, Senhoras e Senhores.

Nós que aqui estamos para sermos a voz do povo de Patos de Minas, nos sentimos mais completos neste momento tão importante. A moção de aplausos a ser concedida aos Senhores e Senhoras é o mínimo que esta Casa pode fazer.

Mais do que conceder a moção de aplausos, temos a consciência de todos os agraciados, sejam eles da área da segurança, do setor empresarial, da música, do fazer social, da imprensa, do serviço voluntário, da educação, da religião, das manifestações folclóricas ou do esporte, contribuem para a prosperidade do nosso Município.

Essa moção é a maneira que nós, Vereadores, encontramos para confirmar, ainda mais, o que os Senhores e Senhoras representam em um campo fértil para a formação de uma sociedade patense mais justa, fraterna e igual.

Registro, ainda, a correção na escolha das entidades e pessoas indicadas pelos meus pares. As indicações revelaram a preocupação em destacar aqueles que, efetivamente, prestaram e ainda prestam relevantes serviços a Patos de Minas.

Não menos importante, é registrar a presença de amigos e familiares dos agraciados desta tarde. A presença do público nas dependências desta Casa, além do prestígio aos homenageados, é de singular significado, pois transforma a sede da Câmara Municipal de Patos de Minas em uma verdadeira Casa-Cidadã.

Afirmo que homenageá-los é mitigar aquelas pessoas que não pensam em seu semelhante, que não querem o crescimento de Patos de Minas e que não conseguem enxergar um futuro promissor para todos nós.

Muito obrigado e parabéns a todos os agraciados”.

No final da solenidade, houve um momento surpresa, que acabou sendo um presente para todos. A homenageada Gabriela Morato, de apenas 13 anos, aluna de canto do Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues, integrante do Coral Vozes, e participante do último The Voice Kids, interpretou a canção notabilizada por Whitney Houston, “I will always love you”, sendo aplaudida de pé.

Fechou-se, assim, com chave de ouro, a sessão de homenagens de Moção de Aplausos do Legislativo de Patos de Minas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Patos de Minas.

 
 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (11)

COMENTÁRIOS (0)