Casamento coletivo oficializa a união de 102 casais na cidade de Patos de Minas

Notícias | Sociedade

23 Setembro, 2017

0

Casamento coletivo oficializa a união de 102 casais na cidade de Patos de Minas


Muitos casais se conhecem, constituem união e juntos planejam uma vida em comum com o casamento. Mas por um motivo ou outro, isto vai ficando para depois e ao longo do tempo a concretização não vem. Em Patos de Minas a oportunidade se deu através da Justiça, com o projeto em forma de mutirão que oficializou a união de 102 casais, ocorrido na manhã deste sábado (23) no novo Fórum.

Com direito a apresentação da banda de música da Polícia Militar, a cerimônia transcorreu em clima festivo. A alegria estava estampada nos rostos dos noivos e familiares, que tanto esperaram por esse momento. Alguns com quase 20 anos vivendo maritalmente, agora ostentam a certidão de casamento. O Pastor Durval Costa, que celebrou a cerimônia, lembrou que a iniciativa é importante, uma vez que os casais passam a ter uma sensação de segurança e identidade para as famílias, que tendem a fortalecer a união com o casamento. 

Segundo o Juiz e Coordenador do Cejusc, Dr. Joamar Gomes, o projeto visa converter a união estável em casamento com data retroativa. Diferente do que é feito nos cartórios, que leva em conta a data do casamento e não do tempo em que os casais já viviam sob o mesmo teto. O Promotor Jaques Souto, destacou que formalizar os compromissos de matrimônio, também representa a proteção de direitos encontrados no estado civil.

Ainda de acordo com o Dr. Joamar Gomes, a segunda data que dá sequência a iniciativa já está agendada para o dia 1º de dezembro de 2017. Os interessados devem procurar o Fórum de Patos de Minas. E no próximo ano o projeto deve continuar. O Juiz afirmou que serão pelo menos três mutirões por semestre em 2018.

Fonte: patos já/Matéria: Odair Cardoso

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (22)

COMENTÁRIOS (0)