Centro Universitário de Patos de Minas é eleito representante regional do CREA-MG
O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) foi eleito a Instituição de Ensino Superior da Região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro para representar a Regional Noroeste do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA/MG). A professora Andréa de Freitas Avelar, coordenadora do curso de Engenharia Civil, esteve em Belo Horizonte (MG), na última semana para assumir o cargo.
Criado em 2012, o órgão consultivo tem como objetivo estimular o debate para a construção de políticas de melhoria da formação e do exercício profissional regulamentado pelo sistema CONFEA/CREA. Atualmente 210 colégios de todo o Estado estão cadastradas, dentre elas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Lavras (UFLV), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), dentre outras.
Para a professora Andréa Avelar, esta é uma oportunidade para que os alunos possam promover uma interligação entre o mercado e o ambiente acadêmico. “Trata-se de uma iniciativa do CREA no sentido de ouvir as Instituições de Ensino Superior (IES) e implantar políticas de aproximação dessas instituições e o mercado de trabalho”. Esta é uma iniciativa pioneira no Brasil, onde o CREA/MG promove, através de seus colégios, a interação academia e mercado com a finalidade de interligar os dois ambientes no contexto de promoção da tecnologia e inovação, proporcionando o desenvolvimento da cadeia produtiva das profissões do sistema.
Fonte: Vanderlei Gontijo