Centro Universitário de Patos de Minas promove 1º Hacklab Agrobusiness da América Latina
Após ser inaugurado na última quinta-feira (10), o espaço dedicado ao OCEANO, Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios do UNIPAM, foi palco do 1º Hacklab de Agrobusiness da América Latina, que aconteceu durante o último final de semana.
Cerca de 80 alunos de vários cursos da instituição participaram do evento, que consiste em uma maratona de negócios com soluções baseadas no conceito de internet das coisas. A internet das coisas é uma revolução tecnológica que permite conectar qualquer coisa à internet.
O objetivo desta maratona foi valorizar a aptidão da região, tendo em vista a relevância estratégica da cadeia agrobusiness na recuperação econômica do Brasil. A ideia era buscar soluções para produtos ou serviços, desde a produção agrícola até a transformação (indústria) e a distribuição (logística e consumidor final).
Os perfis
Durante o evento os acadêmicos foram divididos em três perfis, de acordo com suas habilidades e aptidões:
O aluno Tubarão Azul Desenvolvedor / Maker é um adepto da cultura do “faça você mesmo”, que acredita que qualquer um pode construir, modificar, melhorar ou consertar o que quiser! Geralmente cursa: Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.
O aluno Tubarão Martelo- Business está sempre pensando em um negócio de alto impacto, afixado por Canvas. Geralmente cursa: Administração, Gestão do Agronegócio, Gestão Comercial e Engenharia de Produção.
O aluno Tubarão Limão – Agro vive pensando em utilizar os recursos naturais de forma mais inteligente. Geralmente cursa: Zootecnia, Veterinária, Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Ambiental e ainda alunos de Gestão do Agronegócio que sejam grandes conhecedores de agro.
Cronograma de atividades
A maratona teve início na última quinta-feira (10), quando profissionais do ramo agrobusiness apresentaram aos alunos alguns problemas e dificuldades que encontram no exercício da atividade.
Na sexta- feira (11), os tubarões se reuniram no OCEANO para buscar soluções, delinear ideias e traçar projetos voltados para o agrobusiness. Essa etapa foi até às 23h. Durante o evento, os acadêmicos foram orientados por aproximadamente 15 mentores, sendo eles professores e dirigentes da instituição, bem como, profissionais de várias áreas de todo o Brasil.
No sábado (12), os participantes do Hacklab se dirigiram para o Centro às 8h e lá ficaram até às 17h de domingo (13). Neste período, eles se dividiram em 7 (sete) grupos multidisciplinares, de no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) pessoas, e se dedicaram a processos de ideação, viabilidade e validação do negócio, que deveria apresentar uma solução para a cadeia agrobusiness.
Depois, o desafio dos tubarões foi apresentar para uma banca de especialistas os negócios desenvolvidos, durante o evento no prazo de 3 minutos, em formato de Pitch. As três melhores ideias foram premiadas.
Milton Roberto Teixeira de Castro, Reitor do UNIPAM, ficou impressionado com as ideias apresentadas, e surpreendeu a todos com a revelação de que todos os projetos serão acelerados gratuitamente no OCEANO. “Depois de três dias de trabalho, estou muito feliz com os resultados, e com responsabilidade dos alunos. Todas as empresas desenvolveram ideias viáveis e lucrativas, por isso todas irão receber tutoria de pessoas da área, gratuitamente, para alavancar suas ideias”, explica.
O aluno Bruno Nunes conquistou ao lado dos tubarões da empresa Racion’agua, o primeiro lugar do pódio. Ele revela que todo o cansaço e esforço valeram a pena. “Foi muito bom não só desenvolver um projeto voltado para o meio ambiente, mas a oportunidade de ter contato com pessoas e especialistas que talvez a gente nunca teria acesso”, acrescenta.
Paula Teixeira, coordenadora da ASCENDER e uma das organizadoras da maratona no UNIPAM, adianta que em 2016 a instituição promoverá outra edição do Hacklab, desta vez aberta para toda a comunidade.
Fonte: Ascom Unipam / Autor: Laryssa Caixeta
Fonte: Chris Vieira