Consumo de suínos cresce cada vez mais e país alcança índice histórico

Notícias | Cultura

13 Outubro, 2016

0

Consumo de suínos cresce cada vez mais e país alcança índice histórico


O Brasil é conhecido por diversos fatores e um deles é a culinária, fruto da mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Em meio a essa herança cultural, a carne suína é lembrada por sua suculência e sabor acentuado. O país é o quarto maior produtor e exportador mundial do produto que possui um rico valor nutricional.

Algumas décadas atrás os animais eram criados sem cuidado, diferente de hoje, tempo em que a criação dos suínos mudou bastante para propiciar uma carne segura e saudável. A população já consegue sentir tal mudança, contando que em 2015 o país alcançou um índice histórico de consumo da carne suína, uma média de 15kg por habitante ao ano, número que continua aumentando.

O Administrador da indústria Lekker Alimentos, Ari Reedijk desvenda os mistérios da produção de suínos nos dias de hoje. O empresário está no ramo da produção de derivados cárneos há cerca de 20 anos e garante aos consumidores que os produtos são preparados de forma segura. “Existem órgãos que inspecionam e fiscalizam esses processos como o SIF e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) ”.

Cristina Simões Lopes é cozinheira há quase 15 anos e atualmente trabalha em Patos de Minas. Ela revela um pouco da sua experiência com a carne suína ao longo dos anos. “Já trabalhei para diversas famílias e nesse tempo preparei uma infinidade de pratos. A carne suína é sempre bem-vinda em todas as suas formas de preparo, seja assada, cozida ou frita. O alho, o limão e o alecrim são ingredientes que caem muito bem para temperar os cortes”. Ela também explica sua preferência por produtos de natureza artesanal, segundo Cristina, alimentos de natureza artesanal ou semi-artesanal recebem menos química e por isso são mais saborosos e saudáveis.

Diferente dos processos industriais, a produção da Lekker Alimentos é realizada semi-artesanalmente. “No sistema semi-artesanal, a produção conta com matéria-prima de qualidade – o suíno light– e as quantidades de sódio e condimentação são menores. Nossos produtos sofrem defumação à lenha, isso proporciona um sabor e odor bastante característico, e ainda, as linguiças são produzidas com carnes nobres e condimentação balanceada” finaliza o porta-voz da indústria.

Autor: Ascom – Aspiral Comunicação

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)