Creche do Bairro Nossa Senhora de Fátima em Patos de Minas deverá ser inaugurada nos próximos dias
A espera dos pais que pretendem matricular seus filhos na creche do bairro Nossa Senhora de Fátima está chegando ao fim. Com as obras praticamente acabadas falta pouco para a unidade entrar em funcionamento. A construção foi iniciada no ano de 2009 e desde então as obras foram paralisadas diversas vezes gerando indignação da população que espera pelas vagas.
A unidade será nomeada como Creche Edna Borges Babilônia. A obra foi construída com recursos do Governo Federal e da Prefeitura Municipal. Foram feitos investimentos de cerca de R$ 900 mil para uma estrutura de 1800 metros quadrados. A creche segue o modelo do MEC e terá capacidade para atender 220 crianças.
De acordo com a secretária municipal de educação, Marlene Porto, a expectativa é grande para a inauguração da creche. Ela informou que grande parte do processo necessário para abertura da unidade está pronta, como, o projeto pedagógico, a estrutura, o mobiliário que foi adquirido e está pronto para ser entregue. Marlene Porto ainda informou que a nomeação dos Educadores Infantis que vão atuar na unidade vai seguir a relação do concurso público já realizado pelo Município. Serão 14 educadores, monitores e demais servidores.
Para finalizar totalmente o processo e inaugurar definitivamente a nova creche, a secretária afirmou que está faltando apenas o laudo da Vigilância Sanitária, a certificação de fiscalização do Corpo de Bombeiros e o Habite-se da Prefeitura Municipal. Marlene Porto informou que a liberação desses documentos deve acontecer mais rápido possível e há possibilidade que a unidade seja inaugurada no próximo mês.
A secretária de educação informou que as vagas serão prioritárias para os alunos que moram na região do bairro Nossa Senhora das Graças. Existe também uma demanda de alunos que atualmente são atendidos pela CEMEI - Cebolinha, que funciona de forma improvisada anexo ao CRAS da região, e também as crianças que são encaminhadas através de pedidos da promotoria. Ao todo serão abertas 220 vagas.
Sobre a demanda por vagas na área de educação infantil municipal, Marlene Porto informou que já foi dada ordem de serviço para início das obras para mais uma unidade modelo no bairro Peluzzo que será construída com recursos do Governo Federal. A unidade vai abrir mais 220 vagas. Ela ainda afirmou que serão abertas mais três turmas em creches já existentes, que vai absorver mais de setenta pedidos de vagas. A unidade irá atender 220 crianças
Fonte: Rejane Gomes