CVT realiza atividades dentro da Semana Nacional de Ciências e Tecnologias

Entretenimento | Educação

19 Outubro, 2012

0

CVT realiza atividades dentro da Semana Nacional de Ciências e Tecnologias


Desde o dia 15 de outubro está sendo realizada em todo país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2012 O evento acontece até o dia 21/10 (domingo).

O tema principal é: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” e o lema da SNCT 2012 foi escolhido em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo.

Um objetivo da SNCT 2012 é debater em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do Planeta e a necessidade de estruturas sócio-econômicas renovadas.

 Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável. A SNCT 2012 é ainda, uma oportunidade importante para se discutir nacionalmente os resultados e avanços da Rio + 20.


Estão sendo promovidas e estimuladas em todo o país atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. São debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.


As atividades que acontecem durante a SNCT são variadas: tendas da ciência em praças públicas; feiras de ciência, concursos, gincanas, oficinas e palestras científicas; ida de cientistas às escolas; dias de portas abertas em instituições de pesquisa e ensino; jornadas de iniciação científica; distribuição de cartilhas, encartes, kits experimentais, jogos, livros e outros materiais educativos; exibição de filmes e vídeos científicos (Programa Ver Ciência); excursões científicas; programas em rádios e TVs; eventos que integram ciência, cultura e arte; etc.

Em Patos de Minas, as atividades foram realizadas pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT), em parceria com o Centro de Apoio e Integração dos Surdos “Ludovico Pavoni” (CAIS – LP), Escola Estadual Padre Almir Neves Medeiros e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Minas Gerais - SENAC/MG.

Os alunos do programa Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Minas Gerais - SENAC/MG assistiram a transmissão da programação do “Seminário de Energias Limpas e Erradicação da Pobreza.

Já os alunos do 7º ano da Escola Estadual Padre Almir Neves Medeiros juntamente com a professora Vandeli realizaram a atividade ”PH do Planeta”, que consiste em coletar uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles mediram o PH da amostra através da utilização de soluções indicadoras coloridas. Este experimento faz parte deste conjunto de ações, e é uma maneira da SBQ contribuir ativamente para o desenvolvimento de nossa sociedade e a preservação do planeta Terra, tendo como lema: QUÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR.

A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

 




COMENTÁRIOS (0)