Dezenas de pessoas colorem as ruas de Patos de Minas para a celebração de Corpus Christi que é tradicional na cidade

Notícias | Cultura

25 Maio, 2016

0

Dezenas de pessoas colorem as ruas de Patos de Minas para a celebração de Corpus Christi que é tradicional na cidade


Em Patos de Minas a comemoração do Corpus Cristi nesta quinta-feira (26) feriado de Corpus Cristhi, levou para várias ruas da cidade as cores representativas da fé cristã em verdadeiras obras de arte, confeccionadas pelo próprios fieis.  

Logo pela manhã os tradicionais tapetes da festa católica que celebra a Eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo, já estavam enfeitando os percursos da procissão. Inúmeras pessoas acordaram mais cedo e foram para as ruas colaborar com a preparação. Essa arte religiosa é confeccionada com serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais.

O Padre Sebastião Reis acompanhou de perto a movimentação dos fiéis e destacou que trata-se de uma manifestação pública da fé popular que busca a presença real de Cristo na Eucaristia. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Matéria:Odair Cardoso/Fonte:Patos já/Foto de capa: Adamar Gomes

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (26)

COMENTÁRIOS (0)