Dia Internacional do Gari é comemorado em Lagoa Formosa pelo 2º ano consecutivo

Um churrasco foi oferecido à todas as servidoras

Notícias | Mundo

17 Maio, 2018

0

Dia Internacional do Gari é comemorado em Lagoa Formosa pelo 2º ano consecutivo


As garis da cidade de Lagoa Formosa receberam nesta quarta-feira (16/05) uma homenagem especial em comemoração ao Dia Internacional do Gari. Elas ganharam como presente um churrasco oferecido pelo coordenador da secretaria de obras. Acir José dos Reis, contou que o objetivo do evento foi engrandecer a profissão que ás vezes é mal vista por parte da população.  

Ele ressaltou que a proposta de homenagear as servidoras partiu dele no ano 2017, e surgiu como uma forma de valorizar todas as trabalhadoras pela função de manter a cidade limpa. O prefeito municipal João Martins de Paula, o vice Acir Braga e o vice-presidente da Câmara Municipal “Gilson do Zalim” participaram do projeto.   

Atualmente as garis trabalham em Lagoa Formosa em turno diurno. A limpeza das ruas acontece de segunda a sexta-feira de 06h00 as 12h00. O coordenador da secretaria de obras aproveitou para agradecer aos empresários da cidade que contribuíram com as doações para a realização do churrasco. Durante o final da manhã e o início da tarde a maioria das trabalhadoras (garis) foram até o local do evento e se divertiram com a homenagem, que foi realizada na casa do próprio coordenador. 

O gari é o profissional responsável por realizar a coleta de lixo nas ruas. Eles atuam distribuídos pelos mais diversos locais das cidades e trabalham realizando a limpeza das vias públicas, através do varrimento, ou recolhendo o conteúdo das lixeiras. O termo "gari" é devido a Aleixo Gary, que foi o fundador de uma antiga empresa de coleta de lixo e limpeza das ruas na cidade do Rio de Janeiro.  

O Dia do Gari é comemorado em 16 de maio, e visa celebrar todos estes profissionais que cuidam todos os dias para que as cidades estejam sempre limpas e sem lixo espalhado. 


Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (20)

COMENTÁRIOS (0)