Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiências é comemorado em 21 de setembro como momento de reflexão e busca por novos caminhos
No dia 21 de setembro é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional Da Luta das Pessoas com Deficiências. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais e a data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos, em todos os estados, e representa o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições. Sendo esse um momento de reflexão, busca por novos caminhos, como forma de divulgar as lutas pela inclusão e reconhecer os avanços na politica nacional das pessoas com deficiência. Constantemente é necessário reafirmar os direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, para que eles sejam de fato assegurados. O exemplo disso destaca-se a lei brasileira de inclusão (LBI), recentemente sancionada pela presidência da república.
Entre as inovações da lei, está o auxílio-inclusão, que será pago às pessoas com deficiência moderada ou grave que entrarem no mercado de trabalho, e a definição de pena de reclusão de um a três anos para quem discriminar pessoas com deficiência. Para garantir a acessibilidade, a lei também prevê mudanças no estatuto da cidade para que a união seja corresponsável, junto aos estados e municípios, pela melhoria de condições de calçadas, passeios e locais públicos para garantir o acesso de pessoas com deficiência.
Segundo dados oficiais do IBGE obtidos no último Censo 2010 apontaram que 45 milhões e 600 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência no país, ou seja, 24 % da população brasileira possui algum tipo de deficiência motora, visual, auditiva ou mental/intelectual.
Fonte: Assessoria de Comunicação Feapaes-MG, Movimento Superação
Fonte: Chrís Vieira