Dupla Edy Brito e Samuel faz show no aniversário de Lagoa Formosa

Os sertanejos se apresentam na Praça Nossa Senhora da Piedade na quinta-feira, dia 1º de março

Notícias | Lagoa Formosa

21 Fevereiro, 2024

0

Dupla Edy Brito e Samuel faz show no aniversário de Lagoa Formosa


A cidade de Lagoa Formosa irá ganhar um grande presente no dia de seu aniversário. Para comemorar os 61 anos de emancipação politico-administrativa a prefeitura municipal promove no dia 1º de março, a partir das 21h, um grande show na Praça Nossa Senhora da Piedade com a dupla Edy Brito e Samuel. Com muitos sucessos conhecidos do público, como exemplo, a música Ponto G, os cantores prometem empolgar os lagoenses.


De acordo com o coordenador de Cultura, professor Lânio Braga, a programação para comemorar mais um ano de Lagoa Formosa foi preparada como muito carinho. Na sexta (1) acontece também, às 7h, missa em Ação de Graças celebrada na Igreja Matriz, seguida de Sessão Cívica e corte do bolo, que será distribuído para todos os presentes na Praça.


Já no sábado (2/3), às 19h, na Casa da Cultura, ocorre o lançamento do livro “A Escolha Fatal” e apresentação ao público de escultura do artista lagoense Éder Andrade. Por último, no domingo, dia 3 de março, na Praça da Matriz, tem o 2º Bikefest e 1ª Feira Cultural.

 CONHEÇA A HISTÓRIA DE LAGOA FORMOSA

Lagoa Formosa, antigo distrito criado em 1880 e subordinado ao município de Patos de Minas, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962. Por volta de 1771, tropeiros que moravam na Fazenda Catiguá (hoje Patrocínio), saiam explorando os cerrados até a cidade de Paracatu.

Numa destas explorações, já cansados de tanto andar, resolveram acampar a beira de uma lagoa. Como o local tinha terras férteis e plausível de moradia muitos deles fixaram no local e denominaram de "Lagoa dos Tropeiros", este sendo então o primeiro nome de Lagoa Formosa.

 Os moradores da localidade de Lagoa dos Tropeiros se mostraram bastante fiéis a Nossa Senhora da Piedade, realizavam novenas em suas casas, e devido ao aumento no número de fiéis, resolvera-se então em 1856 erguer uma igreja em homenagem a padroeira do local.


Devido a padroeira, Nossa Senhora da Piedade, em 1858, a lei nº: 878 criava o Distrito de Nossa Senhora da Piedade. O distrito vinha tendo um alto crescimento, até que em 1938, a lei de nº 148 mudou a denominação para Lagoa Formosa, pertencente na época a Patos de Minas.

Já a lei que tornou o distrito de Lagoa Formosa em Município de Lagoa Formosa, fora assinada em 1962, mas apenas em 1º de março de 1963, aconteceu à instalação sob a intendência do Sr. Leôncio Nunes Álvares. O primeiro prefeito do então município foi eleito em 1º de Setembro de 1963, sendo este o Sr. Geraldo Mundim dos Reis.


Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)