Enem 2015 acontece nesse final de semana em todo país e Patos de Minas deve receber cerca de dez mil candidatos

Notícias | Educação

23 Outubro, 2015

0

Enem 2015 acontece nesse final de semana em todo país e Patos de Minas deve receber cerca de dez mil candidatos


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá nesse final de semana em todo o país. Dos 8,4 milhões de inscritos, cerca de dez mil devem prestar o exame em Patos de Minas. As provas serão realizadas no UNIPAM, Escola Normal, Marcolino, Zama Maciel, Santa Terezinha, Elza Cordeiro e Guiomar de Melo. Desde 2009, o Enem objetiva selecionar ingressantes nos cursos superiores através de programas como, Sisu, Prouni, Fies e Ciência sem Fronteiras, além da possibilidade do candidato obter certificação de conclusão do ensino médio.

As provas são divididas em dois dias, sábado (24) e domingo (25). Os conteúdos serão, ciências humanas e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração no primeiro dia, já no segundo dia, linguagens, matemática e redação, com cinco horas e meia de duração. Como de costume, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A novidade é que, dessa vez, as provas só irão começar trinta minutos após o fechamento dos portões.

Diferente dos outros anos, o cartão de confirmação não foi entregue pelos Correios. Ele terá que ser consultado diretamente no site do Inep sobre o Enem. A apresentação do cartão no dia do exame é recomendável, mas não obrigatória. O documento traz o número de inscrição, data, hora e o local das provas, indicação de atendimento diferenciado ou específico, a opção de língua estrangeira e o pedido de certificação do ensino médio.

Dos programas abrangidos pelo Enem, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), seleciona estudantes para vagas no ensino superior público, já o Programa Universidade para Todos (ProUni), oferece bolsas em instituições privadas. Além desses, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), consiste no financiamento de cursos superiores presenciais não gratuitos, e por fim, o Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. 

Foto capa: Arquivos Patos 1

Fonte: Chrís Vieira

Chris Vieira

patos1@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)