Escola "Normal" realiza exibição de basquete de cadeirantes do UNIPAM
A Escola Estadual Professor Antônio dias Maciel, realiza nesta Quarta-Feira (31/10) mais uma etapa do projeto “Jogos Olímpicos nada normais”. O evento acontece nas dependências da escola, na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Patos de Minas, e contará com a participação da equipe de basquete dos cadeirantes do UNIPAM.
As exibições estão marcadas para acontecerem em dois horários, sendo que a primeira está marcada para as 14h00, e a segunda às 16h00, as apresentações acontecem na quadra de esportes da escola. Os alunos que participam do projeto são do 6º e 7º anos. O projeto teve início no mês de Setembro.
O objetivo principal a ampliação dos conhecimentos dos alunos da instituição de ensino acerca dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, e que os mesmos que envolvam em atividades saudáveis; resgatem e reconheçam valores; aumentem sua auto-estima; desenvolvam o espírito esportivo e reconheça a importância do esporte como momento de união entre os povos.
O evento possui dois focos: olimpíadas e paraolimpíadas, e foi direcionado de acordo com as turmas dos 6º e 7º anos, sendo que os jogos se apresentam como um marco nas competições esportivas mundiais. Neste ano de 2012, entre os meses de julho e setembro eles ocorreram na cidade de Londres, na Inglaterra, sendo divulgados pelos canais de comunicação, influenciando no comportamento das pessoas, transmitindo valores, e estimulando a prática esportiva.
Desde a sua origem na Grécia Antiga, os Jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Na antiguidade, era conhecido como um período de paz entre as guerras, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões.
Os jogos paraolímpicos são o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiência, incluem atletas com deficiências físicas (sejam elas sensoriais ou físicas), cuja disputa é feita apenas com esportes adaptados. As diferenças devem ser respeitadas, dentro de todos os ambientes.
“Na escola os docentes devem proporcionar o desenvolvimento do respeito com as diferenças, portanto este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que os alunos possam conhecer outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a competição e ao mesmo incentivando atletas e a prática de esportes", concluiu os organizadores do projeto.
A Escola Normal se importa com o Cultural e Social, e vem desenvolvendo nos últimos anos várias ações que proporciona aos seus alunos a possibilidade de conhecer e aprofundar em assuntos antes pouco explorados pelos mesmos.
Fonte: Vanderlei Gontijo/foto:Divulgação