Escolas devem começar com Novo Ensino Médio gradualmente a partir de 2022
A
implementação do Novo Ensino Médio está prevista para 2022 nas escolas públicas e privadas do país, de
forma progressiva. A medida trará mudanças na carga horária e na estrutura
curricular das aulas. O cronograma e as ações foram divulgados no último dia
14, no Diário Oficial da União.
O Novo Ensino
Médio deve contemplar as aprendizagens essenciais e comuns a todos os
estudantes e ofertar diferentes possibilidades de escolha a partir dos
itinerários formativos incluindo a formação técnica e profissional de forma a
aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção no mercado de trabalho.
Para isso, o
novo modelo traz ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para
1.000 horas anuais. A implementação começará no ano que vem, de forma
progressiva, com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023 continuará com as 1ª
séries e dará início às 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas
três séries do ensino médio em 2024.
O investimento no
projeto é de mais de R$ 70 milhões nas secretarias de educação para readequação
de seus referencias curriculares e para formação dos profissionais de educação,
com repasse a mais de quatro mil escolas piloto, totalizando R$ 360 milhões em
apoio financeiro, conforme o MEC.
Segundo o
Ministério da Educação, um novo Programa de Fomento à Implementação dos
Itinerários Formativos será lançado ainda neste ano para dar apoio técnico e
financeiro às escolas de ensino médio e a integração entre as
instituições de ensino superior, setor produtivo, escolas e secretarias de
educação.
Conteúdos e cronograma
Com o Novo Ensino
Médio, o estudante poderá escolher em qual área quer aprofundar seus
conhecimentos ao longo da formação. O projeto poderá ofertar até cinco
itinerários formativos, que podem variar conforme o contexto no qual a escola
está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As
redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários ofertados.
Os itinerários
são: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da
natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação
técnica e profissional.
O cronograma
divulgado apresenta as seguintes divisões:
1) No ano de 2021:
aprovação e homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos
Conselhos de Educação e formações continuadas destinadas aos profissionais da
educação;
2) No ano de 2022:
implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;
3) No ano de 2023:
implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos do ensino médio;
4) No ano de 2024:
implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio;
5) Nos anos de
2022 a 2024: monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da
formação continuada aos profissionais da educação.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
O Novo Ensino
Médio deve contemplar as aprendizagens essenciais e comuns a todos os
estudantes e ofertar diferentes possibilidades de escolha a partir dos
itinerários formativos incluindo a formação técnica e profissional de forma a
aprofundar conhecimentos e ajudar na inserção no mercado de trabalho.
Para isso, o
novo modelo traz ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para
1.000 horas anuais. A implementação começará no ano que vem, de forma
progressiva, com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023 continuará com as 1ª
séries e dará início às 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas
três séries do ensino médio em 2024.
O investimento no
projeto é de mais de R$ 70 milhões nas secretarias de educação para readequação
de seus referencias curriculares e para formação dos profissionais de educação,
com repasse a mais de quatro mil escolas piloto, totalizando R$ 360 milhões em
apoio financeiro, conforme o MEC.
Segundo o
Ministério da Educação, um novo Programa de Fomento à Implementação dos
Itinerários Formativos será lançado ainda neste ano para dar apoio técnico e
financeiro às escolas de ensino médio e a integração entre as
instituições de ensino superior, setor produtivo, escolas e secretarias de
educação.
Conteúdos e cronograma
Com o Novo Ensino
Médio, o estudante poderá escolher em qual área quer aprofundar seus
conhecimentos ao longo da formação. O projeto poderá ofertar até cinco
itinerários formativos, que podem variar conforme o contexto no qual a escola
está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes. As
redes de ensino terão autonomia para definir os itinerários ofertados.
Os itinerários
são: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da
natureza e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas e formação
técnica e profissional.
O cronograma
divulgado apresenta as seguintes divisões:
1) No ano de 2021:
aprovação e homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos
Conselhos de Educação e formações continuadas destinadas aos profissionais da
educação;
2) No ano de 2022:
implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;
3) No ano de 2023:
implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos do ensino médio;
4) No ano de 2024:
implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio;
5) Nos anos de
2022 a 2024: monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da
formação continuada aos profissionais da educação.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil