Escolas Estaduais da cidade de Lagoa Formosa participam da caminhada em prol da Virada da Educação em Minas Gerais
As escolas Estaduais Coronel Cristiano e Nossa Senhora da Piedade da Cidade de Lagoa Formosa, participaram na manhã desta Sexta-Feira (18/09) de uma caminhada em prol da educação no estado de Minas Gerais. A ação tem como objetivo chamar a atenção de pais e alunos quanto ao abandono das salas de aulas por parte dos alunos em todas as faixas etárias. Atualmente os adolescentes e jovens não acham atrativos para o futuro nas escolas, eles não acreditam que a educação vá lhes garantir um futuro melhor. Pensando nisto que a Secretaria de Estado de Educação preparou o projeto tentando alertar para o perigo de deixar as salas de aulas precocemente. Alunos e Professores da cidade percorreram as principais ruas de Lagoa Formosa na tentativa de mostrar aos pais, jovens e adolescentes a importância do ensino escolar na vida de cada um deles. Todos os alunos do ensino médio matutino das duas escolas participaram do evento e esperam que a iniciativa possa surtir o efeito desejado que é trazer de volta para a escola aqueles alunos que abandonaram as salas de aulas.
De acordo com as diretoras dos educandários estaduais de Lagoa Formosa e da Secretaria de Estado de Educação, essas constatações sobre a realidade do Ensino Médio em Minas Gerais, tiradas do senso comum, são refletidas pelos números: para se ter uma ideia, entre os anos de 2010 a 2014, o Estado teve uma redução de cerca de 115 mil matrículas no Ensino Médio, segundo o Censo Escolar 2010/2014. Aproximadamente 14% dos jovens mineiros de 15 a 17 anos estão fora da escola. Entre os que permanecem nas salas de aula, 40% estão atrasados nos estudos, repetiram de série ou ainda estão cursando o Ensino Fundamental. De acordo com a última avaliação censitária, o Proeb, 95,6% dos alunos da rede estadual não sabem o recomendado em Matemática e 62,7% também não aprenderam o mínimo exigido em Língua Portuguesa.
Para recolocar a questão da educação no centro da agenda política e social em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação propõe um movimento de diálogo, aprofundamento e identificação de iniciativas exitosas e problemas a serem enfrentados para garantir educação de qualidade: A Virada da Educação Minas Gerais é um movimento que pretende potencializar os saberes, as práticas e as competências educativas do território mineiro e promover uma educação de qualidade voltada para o presente e para o futuro. A data em que o educador Paulo Freire completaria 94 anos –19 de setembro – foi escolhida como o dia da Virada da Educação em Minas Gerais. O dia será um momento de festa e reflexão, coroamento desta nova etapa da Educação em Minas Gerais, em que escolas, professores, alunos e comunidade assumem o pacto por uma Educação melhor, com base na conexão de saberes, práticas, competências, vivências dos sujeitos que compõem este universo.
A programação do dia incluirá atividades nas escolas estaduais, com o compartilhamento das sínteses das rodas regionais, apresentações de dança, música, artes visuais, vídeos e filmes, oficinas de artesanato, circenses, dentre outros. Em Belo Horizonte, além das atividades nas escolas, as Metropolitanas A, B e C realizam eventos em conjunto, nos dias 17 e 18 de setembro, no Plug Minas. Na programação dos dois dias, mostras de trabalhos escolares, apresentações culturais e artísticas, dentre outras atividades. A iniciativa do dia 19 ainda será palco para abertura da agenda VEM (Virada Educação Minas Gerais) que pretende levar os jovens de 15 a 17 anos de volta aos estudos. Todos os que estão fora da escola deverão fazer sua inscrição neste ano para garantir vaga em 2016. A inscrição pode ser feita em qualquer escola estadual de Minas Gerais. É o pontapé inicial para fazer da escola um ambiente interessante e confortável para os jovens, porque a Virada Educação não termina no dia 19. A proposta é que ela seja um processo de mobilização permanente pelo fortalecimento do Ensino Médio em Minas Gerais.
Fonte: SEEMG/Matéria:Vanderlei Gontijo
Fonte: Vanderlei Gontijo