Escolas ocupadas em Patos de Minas continuam sem aulas mesmo com pedido de Superintendência de Ensino
Na última sexta-feira (04/11), a Superintendente de Ensino Elizabeth Nascimento, concedeu entrevista afirmando que as atividades escolares seriam retomadas nesta segunda-feira (07) nas escolas ocupadas, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Educação, após se reunir com integrantes do movimento de ocupação. No entanto, nas duas instituições as aulas continuam paralisadas, sem previsão de volta.
Na Escola Estadual Marcolino de Barros, alguns estudantes conseguiram entrar para as salas, após cadeados serem serrados pela direção, segundo informações repassadas pelos manifestantes. Entretanto, a grande maioria dos alunos retornou para casa, uma vez que apenas aulões seriam realizados. O comando relatou também que não houve qualquer acordo de retorno durante as reuniões com a superintendênte. Para eles, isso se dará apenas com ordem judicial, já que a ocupação é por tempo indeterminado.
Na escola Dona Guiomar de Melo, os estudantes que não participam dos protestos ficaram do lado de fora mais um vez. Os portões seguiram fechados e a direção afirmou que não pode fazer nada para forçar a abertura dos acessos, sem uma decisão da Justiça. A Polícia Militar foi acionada e registrou boletim de ocorrência. Uma manifestação está prevista para acontecer na tarde de hoje em frente ao Fórum, pedindo a volta das atividades.
A Superintendente Elizabeth Nascimento, disse que esperava a compreensão dos manifestantes, após as conversas que teve com os alunos durante a semana passada. Segundo ela, a situação já foi repassada para a Secretaria Estadual de Educação, que está analisando o caso. Elizabeth acredita que o Ministério Público deverá expedir ainda hoje uma liminar para por fim as ocupações que já duram uma semana na Escola Dona Guiomar de Melo e cinco dias no Marcolino de Barros.
Fonte: Vanderlei Gontijo