Estudantes de Jornalismo do UNIPAM realizam visita técnica em Patos de Minas

Notícias | Educação

07 Junho, 2017

0

Estudantes de Jornalismo do UNIPAM realizam visita técnica em Patos de Minas


Os alunos do 5º e 7 º períodos de Comunicação Social: Jornalismo do Centro Universitário de Patos de Minas - Unipam, realizaram uma visita técnica em Patos de Minas, na última terça-feira (06). A Gráfica TIMTIM que há alguns anos tem conquistando confiança e reconhecimento no mercado gráfico na cidade e região, abriu as portas para que os estudantes pudessem apreciar e conhecer o passo a passo de um impresso.

 “Aulas extracurriculares são sempre importantes para o aprendizado, porque é um estimulante extra e também porque quebra a rotina de ficar dentro da sala aula”, disse a aula do 5º período de Jornalismo do Unipam, Laysla Sena, 20 anos. Ela ainda acrescentou que adorou ter conhecido a gráfica: “nunca tinha entrado em um local assim e ver o processo de criação de um jornal foi muito bacana”.

“Enquanto docente, é recompensador ver os alunos participando com questionamentos e exemplos, isso demonstra que o conteúdo foi fixado e aplicado”, disse Wesley Almeida, professor do Unipam, responsável por levar os alunos à gráfica. Ele ainda declarou que este é o melhor momento para o aluno conhecer o processo gráfico e compreender como os conceitos são aplicados na vida profissional.

“Esta gráfica tem um ‘Know how’ já conhecido e equipamentos únicos na região. Outros diferenciais que foram importantes para a visita, são as revistas e o jornal impressos nela. Em sala de aula, apresentamos para os alunos o processo de desenvolvimento de jornal, revistas livros, os conceitos técnicos de diagramação e impressão. Por isso, quando uma empresa deste porte, abre as portas para nós, ela se torna parte do processo de aprendizado”, completa Wesley.

O empresário Vinicius TimTim, 28 anos, afirmou que as gráficas, em sua grande maioria, trabalham de forma muito colaborativa com as agências de Patos de Minas e os profissionais de comunicação. “Ter os alunos aqui dentro é poder mostrar para eles a estrutura, os processos e o funcionamento da gráfica. Isso é de extrema importância para formação deles e para nós empresários que teremos na outra ponta um time mais capacitado, já que em alguns anos serão nossos colegas de mercado”.                        

Vinicius ainda ressaltou a necessidade de receber visitas dos alunos para entender o funcionamento de uma gráfica: “O profissional que visita uma gráfica é capaz de enviar um briefing melhor, com clareza necessária do que ele quer. Nós estamos de portas abertas para receber as turmas que querem entender mais sobre o processo gráfico. Essa explanação é essencial para o sucesso dos negócios”.

Autor: Luiz Henrique Gontijo - Ascom Curso de Comunicação Social Unipam

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)