Faixas destinadas para travessia de pedestres continuam sendo desrespeitadas
Em Patos de Minas a maioria dos condutores continua sem parar nas faixas, apesar de o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) garantir preferência para quem está a pé. No entanto, o pedestre que arriscar a atravessar a faixa precisa contar com a sorte, porque poderá ser atropelado por condutores irresponsáveis que não tem o mínimo de consciência com relação às leis de trânsito.
Infelizmente poucos são os condutores que param antes da faixa, ao observar a aproximação de um pedestre. O desrespeito à faixa é um dos fatores que contribuem para a insegurança de quem anda a pé, a falta de educação de uma parte dos próprios pedestres, que muitas vezes descumprem regras do Código de Trânsito Brasileiro, também preocupa. As estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) indicam que há pouca fiscalização para o que prevê o artigo 214 do código de trânsito.
A norma determina como infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação, o fato de deixar de dar passagem a pedestre que se encontre na faixa. Outro agravante, é o resultado de dificuldades institucionais, como sinalização duvidosa, falta de travessias seguras, de passarelas e de faixas mais próximas umas das outras, além de mudanças viárias, falta da presença de agentes de trânsito, fiscalização insuficiente e punição pouco efetiva e sem quaisquer campanha educativa.
Fonte e foto: Diário de Patos
Fonte: Vanderlei Gontijo