Fiéis de Nossa Senhora da Piedade de Lagoa Formosa participam de romaria em devoção à santa

Regionais | Mundo

03 Setembro, 2017

1

Fiéis de Nossa Senhora da Piedade de Lagoa Formosa participam de romaria em devoção à santa


A festa de Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lagoa Formosa, teve uma madrugada de domingo (03/09) de muita fé e emoção. Desde o final da noite deste sábado (02/09) centenas de romeiros vindos de inúmeras partes da região do Alto Paranaíba, começaram chegar à cidade, após percorrerem grandes distâncias a pé, em forma de gratidão, fé e devoção à santa que é a padroeira do município. As comemorações completam em 2017 cento e trinta e nove anos. Até o dia 08 de setembro várias atrações religiosas estarão acontecendo na cidade. Quatro missas marcam o domingo (03), sendo que a celebração das 06h00 foi com o Bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Sturn.

Como já se tornou tradição, a peregrinação dos romeiros até o santuário de Nossa Senhora da Piedade (Igreja Matriz), onde fica a santa, teve início no final da noite deste sábado (02) à partir das 22h00. Já na madrugada, os fiéis fazem peregrinação, saindo de Patos de Minas e inúmeras outras cidades e zonas rurais, caminhando pela BR 354 e estradas vicinais até a cidade de Lagoa Formosa. A Igreja foi aberta para receber os romeiros a partir de 00h00 (meia noite), onde os mesmos aproveitaram para fazer suas preces de agradecimentos e descansar.

A maioria dos romeiros costuma começar a caminhada, saindo da porta da Igreja Matriz em Patos de Minas pontualmente à zero hora de domingo. Já no início da manhã uma multidão de pessoas participou das missas celebradas no local. A partir das 05h00 foi servido no Salão Paroquial, café para todos os peregrinos e população em geral. O Pároco, Padre Hemerson Rubens, contou ainda até o dia 08 de setembro haverá movimentação de barraquinhas, músicas, leilões e várias outras atrações. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (50)

COMENTÁRIOS (1)


  • MARILEIDE VELOSO AMARAL

    Amo ver estas fotos da cidade de Lagoa Formosa, onde mamãe nasceu. Ela me contava muitas histórias na minha infância já morando no Estado de Goiás. As cidades mineiras são mais aconchegantes e exóticas, pois possuem uma áurea familiar, onde tudo parece revelar os segredos de nossos antepassados e a história fica cravada em nossa memória.


    08/12/2020 16:31

    Responder