Folia de Reis de Capão das Canoas movimenta final semana em Lagoa Formosa

A Folia de Capão das Canoas é realizado no parque pelo 3º ano

Notícias | Policiais

11 Junho, 2018

0

Folia de Reis de Capão das Canoas movimenta final semana em Lagoa Formosa


A Folia de Reis de Capão das Canoas movimentou o domingo (10/06) na cidade de Lagoa Formosa. O evento religioso aconteceu no Parque de Exposições “Lázaro Caixeta Mundim”. De acordo com a festeira e uma das organizados da folia, Cleusa Maria, este foi o 3º ano consecutiva que a festa é realizada no Parque de Exposições. O local é escolhido especialmente por ter um espaço físico propício para acomodar um grande número de pessoas.


Segundo Cleusa, todos os anos, ela e os festeiros que fazem parte da folia preparam o evento religioso com muito amor, fé e dedicação. “Já completaram 25 anos que realizo a festa, sendo que em 2018, aproximadamente 60 pessoas estiveram envolvidas na preparação do café manhã, almoço e sobremesa. Também serão entregues às crianças 500 sacolinhas contendo brinquedos, balas e bombons”, ressaltou a festeira de 60 anos de idade.

Cleusa finalizou dizendo que neste domingo (10) de 1500 a 2000 pessoas passaram pelo local e prestigiaram a folia, que teve a reza do terço e em seguida a apresentação da folia do capitão Amilton. Além da celebração religiosa, o público presente se divertiu com música ao vivo.  Entre as pessoas que marcaram presença na “festa de reis” estava o prefeito João Martins de Paula (Corete).

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico, trazido para o Brasil no início da formação da identidade cultural do país, e que ainda hoje prevalece vivo nas manifestações folclóricas de muitas partes do Brasil. As “festas de reis” como são conhecidas na região do Alto Paranaíba, geralmente acontecem de dezembro até o final do mês de Agosto de cada ano. 

Na região, o estilo das Folias sofreram mudanças com o passar dos tempos. Atualmente já não é possível ver folias com os convidados chegando montados a cavalos ou até mesmo em carros de bois. Os tempos mudaram, mas o que prevalece é a tradição que é passada de pais para filhos e que não deixa morrer a cultura da região. Nos meses de Junho, Julho e Agosto os festeiros reservam tempo especial para organizarem suas folias e manterem vivas suas crenças.

Em Lagoa Formosa, as Folias de Reis arrastam multidões de pessoas. As principais festas no município podem prolongar por até uma semana. As Folias de Reis são famosas também por oferecer comida em abundancia aos participantes. Já a tradição “manda” que a coroa seja passada de uma pessoa para outra todos os anos, assim mantendo viva a cultura da Região no Alto Paranaíba. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (75)

COMENTÁRIOS (0)