Greve dos professores e contas da administração do ex-prefeito José Amorim foram pautas de reunião na Câmara

Regionais | Política

05 Abril, 2017

0

Greve dos professores e contas da administração do ex-prefeito José Amorim foram pautas de reunião na Câmara


A Câmara dos vereadores da cidade de Lagoa Formosa realizou nesta terça-feira (04/04) sua 13ª reunião ordinária do ano de 2017. A sessão aconteceu ás 19h30 no plenário “Juquinha Souto”. Vários assuntos estiveram em pauta durante a reunião, entre eles, o Projeto de Lei Complementar 024/2017, que dispõe sobre o procedimento de regularização de edificações no Município de Lagoa Formosa, o Projeto de Lei 1332/2017, que Altera a Lei Municipal Nº 1103/2015, sendo que este projeto cria cargos de educador físico, farmacêutico, fisioterapia, nutricionista, Psicólogo, e outros.

Ainda em pauta estava o Projeto de Resolução 175/2017, que dispõe sobre o julgamento de contas do município de Lagoa Formosa, relativas ao exercício financeiro de 2014 para única discussão e votação, sendo que o mesmo já havia sido aprovado pela pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e foi mantido na câmara por unanimidade. Os vereadores receberam também pela segunda vez, os professores grevistas das escolas estaduais Coronel Cristiano e Nossa Senhora da Piedade, que ocuparam a tribuna livre para falar sobre os primeiros 15 dias de paralização e seus objetivos.

Os educadores ocuparam o plenário para novamente pedir apoio dos vereadores lagoenses no repúdio á proposta de emenda da constituição PEC 287/2016 da Reforma da Previdência, que foi apresentada pelo governo federal. O ato foi mais uma forma encontrada pelos professores para demostrar toda sua insatisfação contra a PEC que pode estabelecer idade mínima de 65 anos para aposentadoria. O representante da classe, professor Thiago Brás, usou a tribuna para explicar aos vereadores o motivo da greve e quais os objetos que os educadores esperam alcançar com a paralisação. Ele disse que mais de 1.500 alunos de Lagoa Formosa estão sem assistir aulas, mas que os estudantes não ficarão prejudicados, sendo que as aulas serão repostas de acordo com a forma que melhor couber em paralelo com o calendário escolar 2017.

Outro assunto de grande importância que esteve em pauta da reunião desta terça-feira (04) foi a votação de contas da prefeitura municipal referentes ao ano de 2014, sendo de responsabilidade do ex-prefeito José Wilson de Amorim. As contas são julgadas anualmente pela Câmara dos Vereadores com o apoio dos Técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Nelas são analisados todos os gastos feitos pela administração de acordo com o orçamento liberado para o município. Após a análise do tribunal, que segure aprovação ou não, as contas voltam para a câmara para a votação final. No caso relativo ao ano de 2014, os vereadores deram parecer favorável e votaram pela aprovação de contas do ex-prefeito “Zé Amorim” por unanimidade.

O presidente da Câmara (Nelinho), em conversa com a reportagem do portal de notícias Patos 1, aproveitou para convidar a sociedade para participar ativamente das reuniões ordinários e extraordinários da Câmara dos Vereadores, sendo que a presença da população é uma forma dos eleitores que depositaram seus votos e confiança nos vereadores acompanharem o trabalho do Legislativo. Ele agradeceu a presença de todos e convocou os vereadores para a próxima Reunião Ordinária, dia 11 de abril de 2017 no horário regimental.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (37)

COMENTÁRIOS (0)