Infestação de mosquito Aedes Aegypti em Patos de Minas é de médio risco de acordo com LIRAa

Notícias | Saúde

15 Janeiro, 2017

0

Infestação de mosquito Aedes Aegypti em Patos de Minas é de médio risco de acordo com LIRAa


O Programa Municipal de Combate à Dengue realizou na semana passada, entre os dias 10, 11 e 12 de janeiro, o primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti) do ano. Todos os bairros do município de Patos de Minas tiveram cobertura pelos Agentes de Combate a Endemias, que visitaram aproximadamente 4.000 imóveis. As informações são do site oficial do município.

De acordo com a publicação, os agentes encontraram vários recipientes com a presença de larvas e pupas. As amostras que foram encaminhadas para análises em laboratório. O resultado dos levantamentos indicam um índice de infestação predial do município em 1,7, o que segundo o setor de saúde é considerado de médio risco. Segundo a gerente do programa municipal de combate a dengue, Sueli Santos, o resultado preocupa, já que o período chuvoso aliado ao calor favorecem para que o ciclo evolutivo do mosquito aconteça de forma mais rápida.

Ainda conforme o texto, os principais criadouros do mosquitos detectados pelos agentes foram pratos de plantas, que ficam embaixo dos vasos; tambor de água que geralmente armazenam água da chuva; calhas; piscinas; lixo e materiais de construção acondicionados de forma inadequada. A maior incidência de focos se concentra nos bairros Centro, Nossa Senhora Aparecida, Cônego Getúlio, Cristo Redentor, Caramuru, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Paulistano e Planalto.

De posse do resultado, os agentes irão intensificar o combate aos focos com mutirões de limpeza, campanhas educativas e dando continuidade as visitas domiciliares, especialmente nos bairros com maior incidência. Sueli Santos ainda pediu que a população colabore para que os trabalhos de prevenção e combate ao mosquito vetor, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, tenham maior eficácia.

Matéria:Odair Cardoso

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)