Interact Club de Lagoa Formosa realiza exposições e palestras sobre o Setembro Amarelo

A ação tem como objetivo a prevenção ao suicídio

Notícias | Sociedade

13 Setembro, 2018

0

Interact Club de Lagoa Formosa realiza exposições e palestras sobre o Setembro Amarelo


O Interact Club de Lagoa Formosa realizou nos dias 10 e 11 exposições e palestras sobre a campanha “Setembro Amarelo” que tem como base buscar formas de aumentar o diálogo e prevenir o suicídio. As ações aconteceram na Praça da Matriz e nas escolas estaduais Coronel Cristiano e Nossa Senhora da Piedade, e contou com a participação, além dos integrantes do Interact, de alguns alunos das duas escolas.

De acordo com informações da coordenadora do Interact, Cleide Andrade de Oliveira, o Club de Lagoa Formosa Distrito 4760 patrocinado pelo Rotary, é composto por 21 integrantes, e realizou o projeto com o objetivo de ser agente de transformação dessa realidade que é o suicídio. Por isso, inicialmente ocorreu uma exposição de cartazes informativos, preventivos e palestra na Praça da Matriz no dia 10 de setembro. Já no dia 11 a exposição aconteceu na Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade nos períodos matutino e vespertino.

Cleide que é psicóloga, conta que o foco do mês de prevenção ao suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. “O Setembro Amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução”, disse a coordenadora do Intaract.

Ela ressalta que falar sobre a prevenção do suicídio é extremamente importante, justamente para que possa reduzir o número de pessoas vulneráveis. “Para evitar suicídios, o diálogo é o primeiro passo. Conversar, trazer o assunto à tona e fazer com que essas pessoas saibam que não estão sozinhas e que existem meios de tratar estas doenças”, ressaltou a psicóloga.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO VIDA

O Centro de Valorização da Vida é uma organização sem fins lucrativos e filantrópicos que busca dar apoio emocional e prevenção do suicídio para quem precisa. Se pessoas com pensamentos suicidas precisarem de ajuda, liguem número 188.

 O que é o suicídio:

 O suicídio é o ato de acabar com a própria vida. Ele sempre é um acontecimento complexo. A pessoa não tem como objetivo a morte, mas sim o fim do sofrimento pelo qual está passando e o único jeito que enxerga no momento para chegar nisso é através da morte.

O suicídio é uma questão de saúde pública.  O número de mortes por suicídio, em todo o mundo, supera a soma de óbitos causados por homicídios, acidentes de trânsito, guerras e conflitos civis a cada ano, sendo uma das 10 maiores causas de morte.

A cada 45 minutos um brasileiro comete suicídio. E a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, e a cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Estima-se que 800 mil pessoas morrem por ano.

O Brasil é o 8º pais em número absoluto de suicídios.

No Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte entre homens e mulheres de 15 a 29 anos. Tristeza, isolamento e irritabilidade podem ser sinais para que os pais percebam se há algo errado.  Os jovens são mais suscetíveis tanto por aspectos biológicos quanto pelos novos desafios impostos nessa fase da vida.

90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica. A maioria deles é causada por doenças mentais que não são tratadas, porque muita gente nem sabe que precisa de tratamento. Aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (17)

COMENTÁRIOS (0)