Ipês e outras árvores da região do cerrado florescem anunciando a transição do inverno para a primavera

Notícias | Mundo

28 Agosto, 2017

0

Ipês e outras  árvores da região do cerrado florescem anunciando a transição do inverno para a primavera


A estação da primavera, que se aproxima, é a época do ano em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. O período é marcado por uma exposição de diversas flores. Contrariando a natureza, as flores dessa época desabrocham em dias secos e cinzentos, ainda no inverno, anunciando assim, a chegada da primavera antes mesmo do surgimento da nova folhagem. No município de Lagoa Formosa, o colorido deixa a paisagem com um contraste especial e alegre. No município, a florada tem início no mês de agosto e termina em setembro. 

Encontrado em sua forma nativa por todas as regiões do Brasil, o ipê  e as "caraíbas" sempre chamaram a atenção de poetas, escritores e até de políticos. Em 1871, José de Alencar publicou seu segundo romance regionalista, O Tronco do Ipê. O Gênero possui uma grande variedade de espécies. Outros nomes populares da Tabebuia são ipê-amarelo, ipê-cascudo, ipê-do-campo, ipê-pardo, pau-d'arco-do-campo, piúva e tarumã.

Em 1978, a lei 6.507 oficializou a flor do ipê como a flor nacional do Brasil. Na região do Alto do Paranaíba, os ipês e outras árvores nativas  florescem e agregam um espetáculo de cores e beleza natural para a região.

Eles possuem de 06 a 14 metros de altura e suas copas são abertas e irregulares, na fase adulta, se tornam arredondadas e elevadas. Suas folhas são opostas cruzadas e as flores apresentam-se em tríades, já os frutos, são de até 30 centímetros e suas sementes chegam a 02 centímetros. No período da floração, apresenta uma peculiaridade, fica totalmente desprovido de folhas.

Conhecidos por sua beleza, resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. Apesar de sofrer intensa perseguição por parte de madeireiros, o ipê ainda sobrevive graças ao cultivo para fins decorativos. Os ipês também são usados para fins medicinais, embora não haja comprovação científica de sua eficácia.

Imagem de capa: página social de Ney Braga

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (9)

COMENTÁRIOS (0)