Leite barato: pequenos produtores manifestam preocupação com preço baixo do produto

Notícias | Economia

28 Setembro, 2017

0

Leite barato: pequenos produtores manifestam preocupação com preço baixo do produto


O litro de leite está mais barato, em contrapartida o custo na produção aumentou. Atualmente, o leite enfrenta uma crise no mercado que afeta diretamente os pequenos produtores do Alto Paranaíba, isso porque as despesas fixas e matérias primas como energia e água sofreram aumento, o que reduziu o lucro, desmotivando assim os pequenos produtores que realizam a atividade.

O ano de 2016 teve um avanço para os produtores, que conviveram com uma valorização positiva do produto. Já em 2017, foi registrada uma queda significativa para a produção. “Como lucramos a partir de centavos, qualquer queda, que seja de R$ 0,05, já pesa no final do mês." Disse o produtor, Laércio José de Sousa. Segundo ele, os lucros estão aquém em comparação ao ano passado.

Como a pastagem está praticamente seca e nesse período de estiagem é necessário realizar o tratamento do gado com silo, há um aumento ainda maior nas despesas. A queda nos preços do leite poderá gerar grandes reflexos na produção do produto, o que desestimula o pequeno produtor a se manter na atividade.

Uma crise parecida com essa foi vivenciada em 2015, quando alguns produtores venderam parte de suas matrizes. As expectativas são de que esse cenário mude, porém, os valores do produto e a atual situação dos produtores da região nos próximos meses é incerta. José Francelino, Presidente da Coopatos, afirma que problemas como a falta d'água e instabilidade econômica e política, impossibilitam previsões futuras para o rendimento leiteiro.

Fonte: Patos já

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (13)

COMENTÁRIOS (0)