Mesários convocados para trabalhar nas eleições em Lagoa Formosa passam por treinamento

O treinamento aconteceu na Casa da Cultura

Notícias | Policiais

06 Setembro, 2018

0

Mesários convocados para trabalhar nas eleições em Lagoa Formosa passam por treinamento


A Justiça Eleitoral prepara sua estrutura para receber os eleitores para as eleições de 2018. Na 330ª zona eleitoral de Lagoa Formosa, aproximadamente 200 mesários foram convocados para o dia da votação. Eles passaram na última segunda-feira (03), por um encontro, com a finalidade de conhecer as novidades que serão implantadas nesta eleição. O evento ocorreu na Casa da Cultura a partir das 08h00 da manhã.

Lagoa Formosa, possuía até o ano de 2016, de acordo com dados do IBGE 13.812 eleitores e 18.175 eleitores. A cidade conta atualmente com 50 seções espelhados pela zona urbana e rural. Na última eleição 12.220 eleitores foram às urnas na cidade, o que equivale a 96,72% do total de eleitores em condições de voto.

De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Patos de Minas, Gilson dos Reis, foram tiradas dúvidas sobre o papel dos mesários e os procedimentos na hora do voto. Muitas novidades estão sendo preparadas paras as eleições deste ano, mas as principais mudanças são para as cidades que irão fazer uso das urnas biométricas. Também em 2018, pela primeira vez, as pessoas transgênero vão poder usar o nome social para votar.

Atualmente, a Justiça Eleitoral mineira conta com quase 190 mil mesários voluntários inscritos. Nessa eleição serão necessários 200 mil mesários em todo o Estado para atuarem nas 304 zonas eleitorais e nas cerca de 50 mil seções. 

Quem trabalha como mesário tem o direito de se ausentar do emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições, além dos dias que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital. Para essa eleição, o auxílio alimentação do mesário, por turno, tem o valor de R$30,00.

Nas eleições de 2018, os eleitores vão eleger presidente da República, governadores dos estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. O primeiro turno será dia 7 de outubro e caso haja segundo turno, as eleições acontecerão no dia 28 de outubro de 2018.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (6)

COMENTÁRIOS (0)