Mesmo sem data definida Governo de Minas planeja volta às aulas
Educação pode entrar no programa Minas Consciente
Já estão em fase de elaboração por parte da Secretaria de Estado
de Educação (SEE) os protocolos para uma possível retomada das atividades
presenciais nas escolas de Minas Gerais. No entanto, as aulas, que estão
suspensas desde março devido à pandemia de coronavírus, ainda não têm data para
voltarem.
Na tarde desta terça-feira (25), membros do Comitê Executivo
Covid-19 se reuniram na Cidade Administrativa com representantes do Sindicato
das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) para discutir propostas e
demandas relacionadas à educação. O principal objetivo do sindicato era ter do
governo pelo menos uma previsão de retomada das aulas presenciais.
Segundo a presidente Zuleica Reis Ávila, o encontro foi
produtivo e demonstrou um avanço no processo de retomada. “Os executivos que
nos atenderam entendem perfeitamente os impactos que a não previsibilidade de
retorno pode causar. O fechamento de escolas já está acontecendo; pode ter
desligamento de professores; e sem contar no impacto que isso causa nas
crianças”, disse.
Zuleica também afirmou que já enviou projetos de protocolos ao
governo, feitos em parceria com a Associação Mineira de Epidemiologia e
Controle de Infecções (Ameci) e com advogados, que sugerem como seria realizada
a volta às aulas da maneira mais segura possível, prezando a saúde dos alunos,
das famílias e dos educadores.
Minas Consciente
O governo de Minas informou que está avaliando os meios mais
seguros para a retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino,
considerando critérios técnicos e científicos. “O material será finalizado,
após amplas discussões e estudos realizados pela secretaria com entidades
educativas, e será apresentado em breve”, diz nota.
Um dos objetivos seria incluir a educação no programa de
flexibilização das atividades comerciais do Estado, o Minas Consciente.
Conforme a presidente do Sinep-MG, essa inclusão seria muito importante, porque
tanto as escolas quanto as famílias podem se planejar melhor, mesmo sem uma
data definida.