Minas Gerais inicia implantação do Novo Ensino Médio a partir de 2022
Nova proposta cumpre lei federal e será aplicada em unidades do 1º ano do ensino médio
O Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais, homologado em
abril, traz modificações que serão implementadas a partir de 2022 em todas as
escolas públicas e privadas do estado que oferecem este nível de ensino. A
homologação é um dos passos para o novo ensino médio, instituído pela Lei
federal 13.415/2017, que faz alterações na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (LDB) e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de
Ensino Médio em Tempo Integral.
Reprodução/ SEE
“O novo ensino médio tem o objetivo
de tornar a etapa mais atraente e conectada com os anseios das juventudes,
prevendo a implementação gradativa e de maneira possível para as escolas. A
tarefa é construir um desenho que implemente o currículo referência para o
ensino médio, em conjunto com a organização curricular mais flexível, que
propõe novas perspectivas aos estudantes, ampliando a carga horária, de acordo
com as normas. Os primeiros anos de implementação serão de muito aprendizado e
trabalho compartilhado”, ressalta a diretora de Ensino Médio da Secretaria de Estado de
Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Letícia Palma.
Como destaca a diretora, a implementação da proposta será gradual. Em
2022, o novo ensino médio será realidade nas escolas que oferecem o 1º ano
dessa etapa de ensino; em 2023, ele alcança as turmas do 1º e 2º anos, e em
2024, será efetivado nos 1º, 2º e 3º anos. Para isso, o Estado tem
disponibilizado formações ministradas pela Escola de Formação e Desenvolvimento
Profissional de Educadores.
Novidades
A matriz curricular do novo ensino médio será composta pela formação
geral básica, que compreende as quatro áreas do conhecimento e seus componentes
curriculares: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias;
Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e Sociais aplicadas.
E também dos Itinerários Formativos, parte flexível do currículo.
Os Itinerários Formativos serão compostos por componentes de introdução
às áreas do conhecimento, introdução ao mundo do trabalho, projeto de vida,
disciplinas eletivas e tecnologia e inovação.
O novo ensino médio traz muitas novidades para os estudantes e busca
promover uma aprendizagem mais significativa aos alunos do ensino médio e
colaborar para diminuir a evasão na etapa.
Mudanças
Entre as principais mudanças está a ampliação da carga horária anual,
que passará de 833h20 min para 1 mil horas. Para promover a mudança na rede
estadual de ensino mineira será criado o sexto horário. “Em geral as escolas irão ter um horário a mais de aula. Mas nos
municípios que não conseguirmos essa adequação por causa do transporte escolar
teremos um dia de aula no contraturno”, destaca Letícia Palma.
Com a ampliação da carga horária, além da formação geral básica - com
aulas de Geografia, Matemática e Língua Portuguesa, por exemplo – os jovens também
contarão com as eletivas, que são aulas de disciplinas especificadas de livre
escolha. “A escola irá planejar a
disponibilidade de eletivas a partir das discussões do projeto de vida dos
estudantes e das suas possibilidades. Temas ligados a tecnologia, produção
literária, música, sustentabilidade, direitos humanos, e outros, podem ser
oferecidos", destaca a diretora do ensino médio.
Os estudantes terão ainda aulas de introdução às áreas do conhecimento,
introdução ao mundo do trabalho e ao tema projeto de vida, que é construído
pelo jovem durante três anos e que o auxilia a se organizar para alcançar seus
objetivos após o ensino médio.
Escolas piloto
Em Minas Gerais, 13 escolas estaduais atuam como piloto para a proposta
do novo ensino médio. Elas estão localizadas em diferentes regiões mineiras:
Jequitinhonha-Mucuri, Central, Alto Paranaíba, Norte, Triângulo, Sul de Minas.
Para a escolha dessas unidades de ensino, os critérios adotados foram os
estabelecidos pela Portaria MEC nº 1.024, de 4/10/2018, considerando as
características que as potencializaram como laboratório do projeto.
Nessas escolas piloto, a proposta começou a ser trabalhada em 2020, com
turmas do 1º ano do ensino médio. Este ano, a mudança alcança os 1º e 2º anos
da etapa de ensino e, no próximo ano, avançará também para as turmas do 3º ano.
“As escolas piloto trazem um
aprendizado constante. Nas eletivas, por exemplo, tivemos algumas escolas que
construíram suas próprias propostas, mais ligadas aos interesses dos
estudantes. As opções foram incorporadas ao catálogo das eletivas da secretaria,
que será disponibilizado para as escolas para que elas possam definir quais
irão oferecer", afirma Letícia Palma.
Currículo Referência
O Currículo Referência para o Ensino Médio de Minas Gerais foi
homologado no dia 7/4/2021, em reunião extraordinária do Conselho Estadual de
Educação de Minas Gerais (CEE/MG). O documento apresenta perspectiva alinhada
ao conceito de educação integral, privilegiando o protagonismo dos estudantes e
a elaboração e conquista dos seus projetos de vida.
Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo
Referência do Ensino Médio é composto pela formação geral básica, que considera
as aprendizagens comuns e obrigatórias definidas pela BNCC, e os itinerários
formativos, parte do currículo em que os alunos escolhem conteúdos que se
relacionam com seus interesses. O documento foi elaborado por uma equipe de
redatores que são professores das redes de Educação de Minas e por servidores
da SEE/MG.
O currículo é formado por oito capítulos, entre eles "Pressupostos
para o ensino médio", "Itinerários formativos" e "A
formação continuada dos profissionais da educação". O documento conta,
ainda, com uma seção que apresenta normas, textos e estudos e com um glossário.