Missa marca encerramento das atividades do Posto Médico Hospitalar de Lagoa Formosa

Regionais | Lagoa Formosa

24 Janeiro, 2018

0

Missa marca encerramento das atividades do Posto Médico Hospitalar de Lagoa Formosa


Uma missa na tarde do último domingo (21/01) marcou o encerramento das atividades do Posto Médico Hospitalar da cidade de Lagoa Formosa.  O “hospital” como era conhecido pela população foi repassado para a prefeitura do município e deixa de ser uma unidade filantrópica e passa a ser de atendimento exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS). O responsável pela celebração que aconteceu às 15h00 foi Frei Honarato que já foi vigário na cidade e fez parte da diocese de Patos de Minas. O evento contou com a presença de médicos, enfermeiros, funcionários em geral e os membros da “Irmandade” que era a mantenedora do Posto Médico.

De acordo com informações do médico Fernando Antônio de Deus, que foi diretor-clínico do Posto Médico Hospital, a ideia de terminar as funções do “hospital” com a celebração de uma missa partiu dos próprios membros da “Irmandade”, até porque os atendimentos no local começaram em 1971 com a celebração de uma Santa Missa, após a construção do prédio onde funcionava o “hospital” ficar por vários anos em obras, possivelmente devido à dificuldade de angariar recursos para terminar os serviços. Fernando ressaltou que desses 46 anos de trabalhos prestados à sociedade lagoense, ele fez parte de 35, sendo que ele atendeu no local de 24 de Janeiro de 1983 até o dia 24 de Janeiro de 2018.

Dr. Fernando contou que o Posto Médico Hospital de Lagoa Formosa, possui uma bela história que ficará para sempre na memoria da população da cidade, sendo que foi o primeiro centro de saúde de maior expressão do município. Ele comentou que entre os médicos que participaram ativamente do hospital e fizeram história atendendo pacientes no lugar, estão os saudosos doutores Ofhir e Felisbino (bininho). Ele ressalta que existem 3 tipos de hospitais, o particular, o filantrópico (que não possui dono e é formado por uma diretoria leiga) e o público, sendo que no caso do Posto Médico, ele deixará de ser filantrópico e passará exclusivamente para o público.

Para finalizar, o médico disse que mesmo com a carência da falta de tecnologia que o “hospital” era obrigado a conviver diariamente, sempre teve como principal objetivo a questão humanitária em sempre tratar todos os pacientes que passavam pelo local com dedicação e carinho. “Espero que o poder público que assume o hospital consiga manter esse tratamento humanitário” disse Dr. Fernando. O médico relatou que agora passa a atender somente em seu consultório na Rua Juca Limírio 367, Centro, em frente ao Bradesco, na Clínica Espaço Pró Vida. Informações e agendamentos de consultas podem ser obtidas pelo telefone (34) 3824-2084. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (28)

COMENTÁRIOS (0)