Novembro Azul - Secretaria de Saúde de Lagoa Formosa e Rotary Club realizam palestra com médico urologista para falar de câncer de próstata

Homens com 50 anos ou mais é o público alvo da campanha e não podem ficar sem acompanhamento do urologista

Notícias | Saúde

29 Novembro, 2023

0

Novembro Azul - Secretaria de Saúde de Lagoa Formosa e Rotary Club realizam palestra com médico urologista para falar de câncer de próstata


A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Formosa em parceria com o Rotary Club promoveram nesta terça-feira (28), uma palestra com o médico especialista em urologia, Dr. Valter Morato. O evento ocorreu no salão do Rotary, na Rua Coronel Cristiano, e faz parte da Campanha Novembro Azul na cidade.

Segundo informações da campanha, cerca de 76.000 homens serão diagnosticados com câncer de próstata somente em 2023. Com isso, o médico urologista orientou sobre os procedimentos realizados em casos de câncer. Ele explicou sobre os efeitos colaterais da remoção da próstata, que pode levar a incontinência urinária e disfunção erétil.


Segundo o médico, homens com 50 anos ou mais é o público alvo da campanha e não podem ficar sem acompanhamento do urologista, pois o risco é muito alto. O médico ainda destacou que homens com histórico de câncer de próstata na família formam um grupo de risco que deve procurar o urologista mais cedo, com 45 anos.

Por isso, durante todo o mês de novembro está sendo distribuído nos PSFs da cidade exames de PSA (exame de sangue usado para rastreio do câncer de próstata). Foram disponibilizados 600 exames para o público alvo, que são os homens de 50 anos ou mais.


"Geralmente, o câncer de próstata acomete homens acima de 50 anos, sendo assintomático (silencioso) durante o curso da doença, só dando sintomas em fases avançadas da doença. Para diagnosticá-lo existem dois métodos: O exame de PSA e o exame de toque retal".

Dr Valter ressaltou também a necessidade de fazer anualmente consultas para detecção precoce e/ou prevenção desse câncer, que é o 2° mais frequente entre os homens (só perde para o câncer de pele não melanoma). Em caso de detecção precoce da doença o índice de cura é 90%.


Encerrando a palestra o médico abriu espaço para perguntas, quando o público se manifestou e sanou várias dúvidas.

Conduziram os trabalhos o Presidente do Rotary Club de Lagoa Formosa, Jair Soares, e o Governador assistente Fernando Antônio de Deus. A reunião ainda contou com a participação do Secretário de Saúde de Lagoa Formosa, Dr. Lázaro Humberto da Silveira e parte da equipe da área da saúde do município.

Fonte: Thiago Brás e Dr. Fernando/Fotos: Rotary Club

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)