Patos de Minas: COPASA diz que taxa de esgoto continuará sendo cobrada dos consumidores

Notícias | Economia

22 Março, 2018

0

Patos de Minas: COPASA diz que taxa de esgoto continuará sendo cobrada dos consumidores


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA, realizou na tarde dessa quarta-feira (21) uma coletiva aos órgãos de imprensa para tentar esclarecer dúvidas referentes a falta de tratamento de esgoto na cidade de Patos de Minas e a cobrança da taxa do serviço nas contas de água.

De acordo com Cristiane Carneiro, Superintendente de Operação da COPASA, há uma previsão de diminuição de cobrança da taxa de coleta de esgoto na cidade. Atualmente, a tarifa chega a 43,75%, mas segundo a representante, a partir de junho deste ano, a porcentagem chegará a 37,50% e em 2020, o valor cobrado pode baixar para até 25%, isso dependendo do andamento das obras de captação e tratamento de esgoto, que ficaram prejudicadas devido a problemas de regularização fundiária, extensão de energia, licenciamento ambiental e processos licitatórios.

Sobre a liminar concedida pela justiça depois de uma ação popular protocolada em 2011 pelo advogado, Arnaldo Queiroz, que pedida o fim da cobrança da taxa no município, a Superintendente disse que Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais - ARSAE ainda não foi notificada e que o serviço continuará sendo cobrado.

O Ministério Público também chegou a abrir uma sindicância para investigar irregularidades no tratamento de esgoto do Bairro Quebec, mas Saulo de Lima, Gerente Regional da COPASA, afirmou não ter recebido nenhuma notificação da justiça que tratasse desse caso.

Há alguns meses, a companhia enviou ao município uma proposta prometendo o tratamento de 80% do esgoto  no prazo de até maio deste ano e em 2019, 100% do serviço e a isenção da taxa por um ano, o que geraria uma economia de R$ 16 milhões para a população. Porém, o Prefeito José Eustáquio não havia aceitado e enviou uma contraproposta em que pedia a remoção da taxa por um período de 9 anos, o que ainda está sendo analisado, segundo os representantes da COPASA. O prazo para a companhia dar um parecer sobre a alternativa apresentada termina no próximo dia 10 de abril.

Fonte: Patos já

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (5)

COMENTÁRIOS (0)