Patos de Minas - Cripta da Catedral de Santo Antônio de Patos de Minas acolhe os restos mortais de Dom Jorge Scarso

O bispo emérito dedicou-se intensamente à evangelização e ao cuidado dos mais pobres, lema que adotou: “Evangelizare pauperibus misit me” (“Enviou-me para evangelizar os pobres”)

Notícias | Religião

29 Outubro, 2025

0

Patos de Minas - Cripta da Catedral de Santo Antônio de Patos de Minas acolhe os restos mortais de Dom Jorge Scarso


Na tarde de terça-feira (28), a paróquia Catedral de Santo Antônio, em Patos de Minas, viveu um momento de grande significado para a comunidade católica, foram acolhidos, com respeito e solenidade, os restos mortais de Dom Jorge Scarso, segundo bispo da Diocese de Patos de Minas, falecido em 28 de outubro de 2015 aos 99 anos de idade.

A vinda dos restos mortais de Dom Jorge, que vieram da Itália, onde ele residia após sua renúncia ao cargo episcopal em 1992, marca um reencontro simbólico entre o legado missionário deixado por ele e a diocese que ele serviu entre 1968 e 1992.

Durante a cerimónia, foi abençoada a cripta da Catedral para receber não só Dom Jorge, mas também os demais padres já ali sepultados. A reforma da cripta, feita para adequar o ambiente à nova presença, inclui melhorias para visitação pública, que será aberta em breve à comunidade paroquial e ao público em geral.


Fiéis e familiares de Dom Jorge acompanharam a cerimónia, expressando homenagem à sua vida de serviço, missão e fidelidade. Conforme registros, o bispo emérito dedicou-se intensamente à evangelização e ao cuidado dos mais pobres, lema que adotou: “Evangelizare pauperibus misit me” (“Enviou-me para evangelizar os pobres”).

Para a comunidade de Patos de Minas, trata-se de momento de memória e gratidão, tanto pelo serviço prestado por Dom Jorge à diocese, quanto pelo significado de tê-lo de volta em solo que ele tanto amou e serviu. A abertura da cripta para visitação pública permitirá que fiéis revisitem esse legado, reconectem-se ao passado e reforcem a identidade de fé e missão compartilhada.


A cerimónia reforça também a importância de espaços de memória e culto que valorizem os bispos, padres e missionários que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da vida religiosa e comunitária da cidade e região.

Fonte: Clube Notícia 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)