Patos de Minas: Defesa Civil alerta para baixo nível de água do Rio Paranaíba

Notícias | Sociedade

09 Agosto, 2017

0

Patos de Minas: Defesa Civil alerta para baixo nível de água do Rio Paranaíba


Já são mais de 90 dias sem chuva na região de Patos de Minas, e com isso, o nível das águas do Rio Paranaíba está bem abaixo do recomendado. A Defesa Civil fez um alerta de que caso a situação continue, pode haver risco de racionamento. Economizar é fundamental para evitar que o líquido vital se esgote.

É através das réguas fixadas nas margens do Rio Paranaíba que é possível fazer a medição do nível da água. A primeira régua tem dois metros, a segunda três e assim sucessivamente, até chegar na ultima que marca dez metros. De acordo com o Tenente Fernandes, coordenador da Defesa Civil, hoje as águas mal atingem a marca de 1 metro de profundidade.  

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a medição aponta que o nível do rio está cerca de 60 centímetros abaixo do recomendado, uma situação que gera preocupação, afinal, já são mais de 3 meses sem chuva. O alerta é de que caso a seca continue por pelo menos mais um mês e meio, a captação das águas para o consumo irá se complicar muito. Ainda segundo o Tenente, apesar de não estar no período mais crítico, a população precisa se conscientizar e começar a economizar água e evitar um possível racionamento.  

Além de estar com pouco volume, as águas estão turvas e a mata ciliar está cada vez mais danificada, o que piora ainda mais a situação.

Fonte: Patos já

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)