Patos de Minas e Lagoa Formosa correm riscos de ficarem sem combustíveis devido à greve dos caminhoneiros

Notícias | Economia

23 Maio, 2018

0

Patos de Minas e Lagoa Formosa correm riscos de ficarem sem combustíveis devido à greve dos caminhoneiros


Diante dos inúmeros protestos realizados por caminhoneiros de todo o país contra a alta dos preços dos combustíveis, os postos de Patos de Minas e Lagoa Formosa correm riscos de sofrerem com a escassez desses produtos a partir da próxima semana. A reportagem conversou na manhã desta quarta-feira (23) com o gerente de posto que confirmou a possibilidade.   De acordo com Renato Gomes, gerente do Posto Coopatos, na cidade de Patos de Minas, tudo irá depender da movimentação da cidade até a próxima segunda-feira (28). 

A reportagem do portal também conversou com um dos representantes da Associação dos Transportes de Patos de Minas. Segundo ele, os caminhoneiros seguem em protesto nesta quarta-feira (23), nas proximidades do Posto Patão e em demais pontos da região.  Já em Lagoa Formosa, segundo informações de um funcionário que trabalha em um dos 3 postos de combustíveis da cidade, a situação é a mesma das outras cidades da região e os abastecimentos com a greve não deve passar de 3 dias.  

Os atos tem por objetivo reivindicar a isenção de PIS, Cofins e Cide sobre o óleo diesel utilizado por transportadores autônomos. Além disso, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros também propõe medidas de subsídio à aquisição de óleo diesel, que poderia ser dar por meio de um sistema ou pela criação de um Fundo de Amparo ao Transportador Autônomo. 

A categoria alega que os caminhoneiros vêm sofrendo com os aumentos sucessivos no diesel, o que tem gerado aumento de custos para a atividade de transporte. Segundo a associação, o diesel representa 42% dos custos do negócio e 43% do preço do combustível na refinaria vem do ICMS, PIS, Cofins e Cide.

Fonte: patos já e patos 1

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)