Patos de Minas - Festival de Pratos Típicos abre a Fenamilho 2023 nesta quarta (17)

Evento é coordenado pela Emater há mais de 30 anos

Entretenimento | Fenamilho

16 Maio, 2023

0

Patos de Minas - Festival de Pratos Típicos abre a Fenamilho 2023 nesta quarta (17)


Um evento gastronômico que tem o milho como ingrediente principal. Onde é possível encontrar desde os tradicionais bolos, broas e pamonhas, até algumas novidades, como bombom de pipoca. Assim é o Festival de Pratos Típicos do Milho, que será promovido em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, nesta quarta-feira (17/5).



O objetivo é homenagear e valorizar o grão, símbolo da agricultura do município. O evento, que está em sua 38ª edição, é coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas e prefeitura. O festival, realizado no Paiolão do parque de exposições da cidade, a partir das 20 horas, marca o início da Festa Nacional do Milho (Fenamilho), que será oficialmente aberta no dia 19.



O festival deste ano contará com cerca de 700 participantes. A extensa lista conta com novos convidados e também com pessoas que participam desde a primeira edição, elaborando os pratos para o encontro. "A população valoriza o evento que é um dos mais tradicionais da Fenamilho, faz parte da nossa história. A comunidade participa ativamente, elaborando pratos tradicionais, pratos refinados e inovadores, passando de geração a geração o hábito de participar do Festival de Pratos Típicos", explica Marli Cambraia, técnica do escritório local da Emater-MG em Patos de Minas.

Durante o evento, os responsáveis pela elaboração de alguns pratos receberão o Troféu Lusmar Costa, uma homenagem à falecida funcionária da Emater-MG que idealizou o festival. A escolha dos agraciados com o troféu será feita pelo público convidado para degustar os pratos do festival.



Encontro de Mulheres

Além do Festival de Pratos Típicos, a Emater-MG organiza, durante a Fenamilho, o 43º Encontro Regional da Mulher do Campo. O evento está marcado para o dia 25/5, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). É esperada a participação de 500 mulheres, de 30 comunidades rurais, de Patos de Minas e mais sete municípios da região.

"O evento será voltado para homenagear mulheres rurais que inspiram outras mulheres, mostrando as atividades que elas têm desenvolvido com a Emater e os resultados alcançados. Teremos ainda palestras, atividades recreativas e sorteios de brindes", informa Marli Cambraia.

A palestra do evento será da comediante mineira Cida Mendes, que interpreta a personagem Concessa, uma mulher do interior de Minas Gerais. O Encontro Regional da Mulher do Campo é uma realização da prefeitura e do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas.

Produção de milho

Segundo a Emater-MG, o município de Patos de Minas possui 13 mil hectares plantados com milho. A produção estimada na safra 2022/2023 é de 119 mil toneladas do grão.

A Emater-MG é responsável por várias ações voltadas para o desenvolvimento da cultura, principalmente junto aos agricultores familiares. Entre os trabalhos desenvolvidos pela empresa, estão assistência técnica, a elaboração de projetos para obtenção de crédito rural para custeio de implantação da lavoura e a realização de eventos para difusão de tecnologias.

Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)