PET segue como principal ferramenta para atividades do ensino híbrido na rede estadual
Mesmo com o retorno presencial, que é facultativo às famílias, o Plano de Estudo Tutorado também é usado para contar a carga horária dos estudantes
A retomada das atividades
presenciais em boa parte das escolas da rede estadual de Minas tem
proporcionado aos alunos o ensino híbrido. Nele, a possibilidade da presença em
sala de aula se junta às ferramentas já utilizadas durante o Regime de Estudo
não Presencial: o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br,
o aplicativo Conexão Escola 2.0, as teleaulas do Se Liga na Educação e, a
principal delas, os Planos de Estudo Tutorados (PETs).
Mesmo com a nova etapa, o PET continua a ser elemento-chave para trabalhar
os conteúdos nos anos escolares e também para a contagem da carga
horária dos estudantes, juntamente com atividades complementares desenvolvidas
pelos professores.
Assim como no ano passado, para os estudantes que não têm acesso à internet, o
material é entregue impresso pela escola. A logística e a organização para a
entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada
comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de
Estado de Saúde (SES-MG) com relação aos protocolos sanitários
de prevenção e combate à covid-19.
De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella
Martins, o material segue sendo usado tanto pelos alunos que optaram por
frequentar as atividades presenciais, como por aqueles que, por preferência
das famílias, seguiram apenas com o ensino remoto.
“É importante lembrar que o retorno às atividades presenciais é facultativo aos
estudantes. Por esse motivo, o Plano de Estudo Tutorado permanece como
ferramenta oficial de orientação do trabalho pedagógico e de registro da carga
horária obrigatória a ser cumprida pelo estudante. As escolas devem orientar as
famílias e os professores devem apoiar os estudantes na realização das
atividades do material, que deve ser devolvido para correção dos professores e
registro da frequência", afirma.
Plano
de Estudos
O Plano de Estudo Tutorado (PET) é um conjunto de atividades de todos os
componentes curriculares de cada etapa de ensino que os estudantes devem
realizar em casa para dar continuidade ao seu processo de ensino e
aprendizagem. O material é a principal ferramenta e o instrumento estruturante
desenvolvido para o Regime de Estudo não Presencial, oferecido pela Secretaria de
Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Para este ano letivo, o PET, com os conteúdos trabalhados em cada ano de
escolaridade, está sendo disponibilizado de forma bimestral, ou seja, a cada
dois meses o estudante tem acesso a um novo material, totalizando quatro PETs
no ano.
Ações
da SEE/MG
Em 2021, para que o estudante possa recuperar conteúdo e habilidades não
consolidados, estão sendo realizados programas individualizados de recuperação
e reforço escolar. Os estudantes são convidados a participar do programa de
Reforço Escolar e estão contemplados em ações de intervenção pedagógica.
Reforço
Escolar
A SEE/MG também tem desenvolvido outras ações para garantir o aprendizado dos
alunos, como o Reforço Escolar. Neste segundo semestre de 2021, a iniciativa
vem sendo direcionada aos alunos da rede pública estadual de ensino: que estão
no 6º ou 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio, e também àqueles
que estão em progressão continuada; que apresentaram aproveitamento inferior a
60% em língua portuguesa e matemática no primeiro bimestre; ou alunos que
desistiram da escolarização ano passado, mas voltaram este ano na campanha de
Busca Ativa.
No programa, são ministradas aulas voltadas para os conteúdos de língua
portuguesa e matemática. Cada escola poderá organizar a melhor forma de oferta
das aulas. Os encontros virtuais poderão acontecer no 6º horário ou no
contraturno. As aulas acontecerão pelo aplicativo Conexão Escola 2.0 e, nos
casos em que o estudante não tiver acesso à internet, a escola deverá
disponibilizar as atividades preparadas pelo professor de forma impressa.
Fonte: Agência Minas