PM de Patos de Minas alerta para falsos pedidos de ajuda que complicam atendimentos

Fake News e trotes atrapalham o trabalho da Polícia Militar

Notícias | Policiais

01 Agosto, 2018

0

PM de Patos de Minas alerta para falsos pedidos de ajuda que complicam atendimentos


Uma mensagem com falso pedido de ajuda se espalha pelo whatsApp e o telefone 190 fica congestionado pelo volume imenso de ligações com pessoas que acreditam estar fazendo a coisa certa, denunciando um crime. Mas trata-se de um trote diferente. No texto que vem sendo compartilhado, alguém jura que está correndo risco de vida, inclusive dando endereço, o que faz com que muita gente se comova e passe a ligar para a Polícia Militar.

Um misto de trote e fake news pode atrapalhar muito o trabalho da Polícia Militar. Segundo o Major Sócrates, o Centro de Operação Policial – Copom, recebe diariamente várias solicitações falsas devido a estes tipos de comportamento que coloca em risco a segurança das pessoas, por causa de uma brincadeira de mau gosto.

Em um destes textos repassados via aplicativo de mensagens, o pedido de socorro diz que criminosos cercaram a vítima dentro de casa e estão prestes a lhe matar. Pede também para que alguém chame a policia. Sem desconfiar ou checar a veracidade, a mensagem foi repassada para vários grupos do whatsapp, o que congestionou o 190 em Patos de Minas.

A ação provoca prejuízos, uma vez que ocupa a estrutura de atendimentos, evitando que casos reais sejam denunciados, além do deslocamento de viaturas e equipes aos locais falsamente informados. A orientação da Polícia Militar é de que o cidadão seja mais criterioso antes de repassar informações sem averiguar a procedência com outros contatos.

Fonte: patos já

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)