População de Patos de Minas esgota estoque de vacinas contra febre amarela de forma desnecessária

Notícias | Saúde

17 Janeiro, 2017

0

População de Patos de Minas esgota estoque de vacinas contra febre amarela de forma desnecessária


Os moradores de Patos de Minas tem esgotado os estoques de vacina contra a febre amarela nas unidades de saúde nos últimos dias. Alguns locais já não tem mais doses do medicamento, devido a grande procura. No entanto a orientação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, é de que somente pessoas que irão viajar para as regiões que apresentem surtos da doença, sejam vacinadas. Além disso, que já tomou duas doses da vacina, está imunizado para a vida toda.

De acordo com o setor de epidemiologia de Patos de Minas, não há necessidade de correria até as unidades de saúde do município, uma vez que a nossa região não está com surto de febre amarela. Até agora, os exames confirmados com mortes, foram identificados nas cidadades de Ladainha, no Vale do Mucuri, com 8 mortes prováveis, Piedade de Caratinga, Ipanema, Malacacheta, Imbé de Minas, Ubaporanga, São Sebastião do Maranhão, Itambacuri, Poté e Setubinha.

O atual esquema vacinal contra febre amarela é composto por uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos 4 anos. Para indivíduos a partir de 5 anos de idade que receberam uma dose da vacina antes de completar 5 anos, é necessário administrar um reforço a ser avaliado pela equipe de saúde. Já para pessoas que nunca foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação é necessário administrar a primeira dose da vacina e um reforço após 10 anos. Dessa forma, indivíduos que já receberam duas doses da vacina ao longo da vida já podem ser considerados imunizados e não precisam do reforço de 10 em 10 anos. 

Fato é que esta correria descontrolada para os postos de saúde, por desinformação, acarreta prejuízos para o esquema vacinal que precisa ser realizado nas idades corretas, esgotando os estoques da vacina. O setor de epidemiologia alerta que outras doses para reforçar o estoque não estão previstas para chegar em Patos de Minas, uma vez que não foram registrados na região do Alto Paranaíba casos de febre amarela.

Fonte:Patos já

 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)